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47 AutoData | Julho 2022 CASES 2022 » POWERTRAIN (MOTORES, EIXOS E TRANSMISSÕES) Cummins Eletra FPT MWM Ao comemorar 50 anos no Brasil a Cummins investe R$ 170 milhões na fábrica de Guarulhos, SP, para produzir novos grupos geradores e motores diesel Euro 6, exigidos pela legislação brasileira de emissões a partir de 2023. A empresa também aumentará a nacionalização de componentes, como o cabeçote do motor F 3.8, até então importado da China, para alcançar mais de 50% de conteúdo local. No ano passado a empresa produziu 47 mil motores, incremento de 50% ante 2020, e projeta crescimento de 5% a 10% na produção deste ano. A Cummins anunciou acordo para comprar, por US$ 3,7 bilhões, a Meritor, fabricante de eixos trativos para veículos comerciais. Tradicional fabricante de veículos comerciais pesados eletrificados a Eletra está expandindo a operação em São Bernardo do Campo, SP, para converter ônibus com motor diesel em elétricos, atendendo à demanda crescente de prefeituras em adotar esses modelos nas frotas de transporte público para reduzir emissões. A empresa desembolsou R$ 10 milhões para acomodar os planos de crescimento em novo endereço com espaço maior, com mudança do bairro do Montanhão, onde tinha capacidade de produzir 25 unidades/mês, para galpão de 27 mil m² onde poderá fazer até 150/mês. O local pertencia à Conexel e ficou fechado por cinco anos no km 16 da Via Anchieta, vizinho à Mercedes-Benz. A empresa lançou no Brasil linha de motores remanufaturados para máquinas agrícolas e de construção, a Original Reman FPT. Com a remanufatura completa os modelos fora-de-estrada S8000, NEF e Cursor poderão ampliar sua vida útil em mais de duzentas aplicações. Em outra celebração importante a FPT atingiu a marca de 100 mil motores exportados a partir de sua fábrica na Argentina, que dedica 80% da sua produção para mercados como Brasil e México. Em 2021 outro recorde importante para a companhia foi atingido: 26 mil motores produzidos em apenas um ano, crescimento de exatos 100% ante 2020. A empresa está sendo incorporada pela Tupy, um dos maiores fabricantes mundiais de blocos e cabeçotes fundidos. Com isso a MWM volta a ser uma fabricante independente de motores diesel – fora da esfera do atual controlador, a Navistar, que pertence ao Grupo Traton, que reúne as montadoras de veículos pesados MAN, Scania e VW Truck & Bus. A compra, por R$ 850 milhões, permitirá à Tupy ampliar e verticalizar suas operações, com o fornecimento de serviços de engenharia e manufatura completa de motores diesel ou a gás. Já a MWM ganha acesso a quase todos os fabricantes de veículos no mundo que, hoje, já são atendidos pela Tupy.

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