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48 Julho 2022 | AutoData CASES 2022 » FABRICANTE DE CARROÇARIAS E IMPLEMENTOS (CAMINHÕES E ÔNIBUS) A Caio foi escolhida para ser a fornecedora da carroceria do chassi de ônibus elétrico produzido pela Mercedes-Benz no Brasil, o eO500U, que será encarroçado com a quarta geração do modelo Millenium, tipo padron 4x2, com capacidade para 87 a noventa passageiros. Em movimento que aumentou seu portfólio de modelos rodoviários, de fretamento e de turismo a Caio também comemora cinco anos da bem-sucedida compra da Busscar, de Joinville, SC, que em 2018 voltou a operar após cinco anos inativa. A encarroçadora completou 75 anos em 2021 e ultrapassou a marca de mais de 1 mil carrocerias produzidas para os mercados interno e externo, empregando 1,2 mil funcionários. No fim de 2021 a Librelato registrou crescimento de 75% sobre 2020 e faturamento de R$ 1,8 bilhão. Puxada pelo agronegócio, infraestrutura, energia eólica, construção civil e pelo e-commerce a empresa anunciou investimento de R$ 198 milhões para os próximos três anos, que será destinado à modernização das linhas de produção, à ampliação da capacidade de manufatura e ao lançamento da nova linha de carroçarias Evolut. Em janeiro anunciou novo investimento, desta vez de mais R$ 12 milhões, em uma célula robotizada de solda para chassis. Trata-se do maior equipamento do tipo em operação na América Latina, segundo a empresa. Já prepara suas linhas para iniciar a produção em série, em 2022, do ônibus 100% elétrico Attivi, que foi homologado depois de passar por testes internos em campos de prova. O modelo será ofertado ao mercado na versão integral, com chassi produzido pela própria Marcopolo, ou somente a carroceria sobre chassis de terceiros. O início de produção, com um lote piloto para a validação do processo de manufatura e logística, deve acontecer até o fim do ano. A entrega das primeiras unidades está prevista para o início de 2023. A Randon fechou 2021 operando acima dos 90% da capacidade e decidiu seguir investindo. Aportes em inovação, automação, novos produtos e mais capacidade são prioridades. A empresa iniciou este ano a operação da nova fábrica de Messias, AL, com foco em implementos leves sobre chassis, mercado no qual tem apenas de 2% a 3% de participação e que é muito forte no Nordeste. A Randon também concluiu a ampliação da fábrica de implementos de Araraquara, SP, inaugurada em 2018. Aporte de R$ 40 milhões ampliou a área de 29 mil m2 para 42 mil m2 e foram instaladas novas linhas de basculantes, siders e vagões ferroviários. Caio Induscar Librelato Marcopolo Randon
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