390-2022-07
54 Julho 2022 | AutoData CASES 2022 » INOVAÇÃO TECNOLÓGICA/MONTADORAS A engenharia nacional do Grupo BWM desenvolveu, em parceria com a AVL do Brasil, um protótipo de motor extensor para o seu elétrico i3 alimentado com etanol, em vez de gasolina. O i3 é 100% elétrico, mas pode ter um motor auxiliar a combustão, de dois cilindros, para gerar energia para as baterias quando elas ficam descarregadas, aumentando a autonomia do automóvel em cerca de 60 km. Para funcionar com etanol, foram promovidas alterações no cabeçote e na taxa de compressão, de 10:1 para 14:1. A maior resistência à detonação do biocombustível de cana aumentou a eficiência do motor. Não há ainda prazo para a adoção comercial da solução nos veículos da marca. A GM está ampliando sua estrutura de engenharia na América do Sul para reforçar as áreas de pesquisa e desenvolvimento do centro tecnológico instalado no Brasil e ampliar as oportunidades de negócios, incluindo a exportação de serviços. Os 250 engenheiros contratados comporão as equipes do Centro Tecnológico de São Caetano do Sul, SP, do Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba, SP, e dos parceiros da empresa, atuando nas áreas de carroceria e estrutura, exterior, interior, chassis, motor, transmissão, eletrônica, controladores, software e simulação virtual. A expansão faz parte do ciclo de investimento da companhia, de R$ 10 bilhões no período 2021-2024, anunciado em 2019. A Scania inaugura em 2022 um centro de desenvolvimento tecnológico em sua sede no Brasil, em São Bernardo do Campo, SP, que será o único da empresa fora da matriz, na Suécia. A ação integra o ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão no período 2021-2024. Serão desenvolvidas aqui novas tecnologias focadas no mercado latino-americano, como o caminhão P 280 B 8×4 equipado com sistema de direção autônoma nível 2 para operações de colheita em plantações de cana- de-açúcar. O modelo foi apresentado na Agrishow de 2022, está em fase final de testes e deverá em breve entrar em produção. A matriz da Volvo Cars elegeu o Brasil para ser um polo de inovação global. Além de ser um dos dois únicos países, junto com a Noruega, a oferecer portfólio composto apenas por modelos eletrificados, híbridos e elétricos, a divisão brasileira é uma espécie de laboratório para ideias que, no futuro, poderão ser aplicadas em mercados maduros. Um dos exemplos é o sistema de faturamento direto com a fábrica, em que a Volvo é a responsável pela compra dos veículos e pelo gerenciamento dos estoques. Cabe aos concessionários o trabalho de atender aos clientes de maneira atraente e fechar as vendas. BMW General Motors Scania Volvo Cars
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=