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55 AutoData | Julho 2022 CASES 2022 » INOVAÇÃO TECNOLÓGICA/FORNECEDORES A empresa, fabricante de peças plásticas para veículos, principalmente caminhões, introduziu inovador processo de produção de compressão de fibras com resina de poliéster, substituindo mantas de fibra de vidro por fibras de carbono. O material garante mais resistência a impactos e leveza aos principais produtos fornecidos, como para-choques, grades frontais, estribos, para- lamas e longarinas. Com isto a empresa também se credencia a atender a fabricantes de veículos elétricos e híbridos, oferecendo peças estruturais mais leves do que o aço, um diferencial importante para compensar o peso extra dos módulos de baterias e aumentar a autonomia. A Goodyear começou a produzir pneus para picapes e SUVs com óleo de soja em sua composição, em substituição a derivados do petróleo. Trata-se do Wrangler Workhorse AT, fabricado pela empresa em Americana, SP. A novidade melhorou o desempenho na comparação com seu antecessor, o Wrangler Armortrac. Em testes realizados em laboratório e no campo de provas da Goodyear o pneu com óleo de soja apresentou durabilidade 20% superior em quilometragem e reduziu em 4,6% o consumo de combustível. Na análise de desempenho e dirigibilidade houve redução de 22% em aquaplanagem em curvas e de 4% na distância de frenagem em piso molhado. Ao completar seus primeiros 65 anos no Brasil a Meritor avançou na eletrificação. Foi o fornecedor responsável pelo desenvolvimento do eixo de tração aplicado no e-Delivery, caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, RJ. A empresa, que está em processo global de compra pela Cummins, já pensa no próximo passo: fornecer aqui também o eixo propulsor 14xe, trem- de-força com motor elétrico acoplado ao eixo, desenvolvido nos Estados Unidos para equipar caminhões médios e pesados. No ano que vem começam os testes com o eixo elétrico 17xe, dedicado a veículos ainda mais pesados. A Metalúrgica Tupy entrou com pedido de patente para novo conceito de bloco de motor de ferro fundido mais leve do que o equivalente de alumínio. Desenvolvido em parceria com a Ricardo, empresa de engenharia especializada nos setores de transporte e de energia, o projeto é dedicado a veículos híbridos. O peso do bloco é cerca de 5% menor do que aquele produzido com componentes de alumínio. O nível de ruído também é inferior. Fastplas Automotive Goodyear Meritor Tupy

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