390-2022-07

61 AutoData | Julho 2022 CASES 2022 » VEÍCULO COMERCIAL LEVE A picape Strada ganhou impulso ainda maior após a renovação em 2020 e tornou-se o veículo mais vendido do País em 2021, desempenho que repete no primeiro semestre de 2022. No fim do ano passado ganhou versão com transmissão automática CVT, algo inédito no segmento de picapes pequenas. A introdução da cabine dupla com quatro portas fez crescer o público do modelo, hoje vendido tanto como carro familiar de passageiros como utilitário para trabalho. Fiat Strada Ford Transit Nissan Frontier Renault Oroch Após sete anos fora do mercado brasileiro a Ford voltou a importar o utilitário Transit, desta vez montado em instalações da Nordex no Uruguai. No fim de 2021 foram lançadas duas versões de passageiro Minibus e no começo de 2022 chegaram duas opções de furgões de carga. A Ford equipou o utilitário com vários sistemas de segurança ativa, como frenagem automática de emergência e controle de estabilidade, e aposta na conectividade embarcada de série em todas as versões. A nova Nissan Frontier produzida na Argentina foi apresentada com grandes mudanças visuais e motor diesel Euro 6 para atender às normas de emissões Proconve L7 que entraram em vigor em 2022. A picape também ganhou reforços no chassi para garantir mais robustez. Com todas as mudanças a Nissan busca ser protagonista no segmento de picapes médias na América do Sul. Para 2022 a expectativa com o novo modelo é superar o recorde de vendas de 11 mil unidades no Brasil no ano passado. Em sua nova geração lançada em 2022 ela passou a ser tratada só como Oroch, ainda que siga dividindo a mesma plataforma e o powertrain com o SUV Duster. As duas versões mais baratas têm motor nacional 1.6 SCe aspirado de 120 cv e câmbio manual de seis marchas, a topo de linha ganhou transmissão automática CVT e o motor importado TCe 1.3 turboflex, de 170 cv. A Renault equipou sua picape para se situar melhor no segmento dominado pela Fiat.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=