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99 AutoData | Julho 2022 As fabricantes chinesas estão navanguarda no Brasil ao anunciar produção de veículos híbri- dos flex em alguns anos. Qual o envolvimento damatriz nessas iniciativas?Odesenvolvimento e fornecedores estarão localizados aqui? Avisão de ummundomais verde [descarboni- zado], mais inteligente e mais interconectado tem total envolvimento da GWM tanto namatriz como nas operações localizadas em outros países, e nesses conceitos se alicerçamos de- senvolvimentos de produto e de processos, inclusive os destinados ao Brasil. A empresa conta comequipes de compras e de engenharia já localizados no País, que estão em processo de seleção dos fornecedores, tanto para o curto prazo como para futuros projetos, alémde 2025. AGWM temumplano de localização agressivo que continua sendo executado. Considerando a importância da mobilidade totalmente livre de emissões como as empre - sas chinesas estão olhando para a célula de combustível a etanol? De fato o Brasil temuma oportunidade para se colocar como protago - nista nesse desenvolvimento? Ou acabaremos importando essa solução do futuro? O Brasil tem liderado o desenvolvimento da tecnologia SOFC, Solid Oxide Fuel Cell, que permite a reforma de uma mistura de etanol e água para produzir hidrogênio com aplicação na propulsão elétrica de veículos. Assim, faz todo o sentido aprofundar localmente essa tecnologia e colocar o País na liderança de produção de biocombustíveis e na liderança dessa solução. A produção local dos compo- nentes dependerá de condições demercado e do interesse dos fornecedores em aproveitar o parque industrial brasileiro. AGWM privilegiará a localização dessas partes. Pedro Bentancourt, Chief Relations Officer da GWM Brasil Mauro Correia, CEO da Caoa Divulgação/GWM Brasil João Mantovani As fabricantes chinesas estão na vanguar- da no Brasil ao anunciar produção de veí- culos híbridos flex em alguns anos. Qual o envolvimento da matriz nessas iniciativas? O desenvolvimento e fornecedores estarão localizados aqui? Na Caoa Chery tivemos a junção dos interes- ses da Chery, com sua tecnologia híbrida, com a visão da Caoa que enxerga esta solução como a mais apropriada para o momento vivido pelo mercado brasileiro. O Brasil sai na frente nesse sentido por possuir uma matriz energética muito mais limpa, além de renová- vel. A engenharia brasileira teve participação determinante neste projeto e em alguns dias já teremos os Tiggo 5x PRO Hybrid e o Tiggo 7 PRO Hybrid saindo diretamente da nos- sa linha de produção em Anápolis, GO. Esta relação estreita e próxima promovida pelos engenheiros chineses e brasileiros garantem a excelência em produtos projetados espe- cificamente para o público e para as neces - sidades brasileiras. Considerando a importância da mobilidade totalmente livre de emissões como as em - presas chinesas estão olhando para a célula de combustível a etanol? De fato o Brasil tem uma oportunidade para se colocar como pro - tagonista nesse desenvolvimento? Ou acaba - remos importando essa solução do futuro? Sim, o Brasil tem uma oportunidade gigante e um desafio grandioso. O Grupo Caoa possui um dos centros de pesquisa [em combustí- veis, lubrificantes e emissões] mais avança - dos da América Latina e temos realizados estudos interessantíssimos a respeito deste tema, em conjunto com universidades e ou- tros parceiros.

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