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25 AutoData | Agosto 2022 Todas as quatro versões do novo HR-V são produzidas em Itirapina, SP, fábrica que passou por transformações nos últimos dois anos emeio para receber a nova linha de produtos da fabricante no País, cons- truída sobre nova plataforma. A planta já produz desde o início deste ano os novos City hatch e sedã, agora também iniciou a produção do novo HR-V. MOTORIZAÇÃO Os motores que equipam o novo HR-V são produzidos pela Honda em Sumaré, SP: o 1.5 flex aspirado tem 126 cv, é o mes - mo já usado nos City hatch e sedã, e o 1.5 turboflex ainda não tem especificações divulgadas. O trabalho de nacionalização do motor turbo, assimcomo asmudanças para transformá-lo em bicombustível etanol- -gasolina, segundo a fabricante demorou cerca de três anos e já está finalizado. De acordo como engenheiro de testes Maurício Correia o powertrain dos mode- los produzidos no Brasil estão integrados a um novo processo produtivo: o câmbio automático CVT importado do Japão é montado no porto de desembarque no País, em Itajaí, SC, e de lá segue para Su- maré, onde é acoplado ao motor, depois o conjunto viaja 106 km até Itirapina para ser instalado nos carros. “Esse trabalho de receber o câmbio em Sumaré, acoplar ao motor e mandar o conjunto para Itirapina acontece quase em tempo real, pois praticamente não temos estoque de transmissões e motores em Sumaré”, explica. Os dois motores disponíveis no HR-V são apostas da Honda para atrair clientes diferentes. O propulsor aspirado terá foco Divulgação/Honda emconsumo, “sendo omelhor da categoria de SUVs compactos, fazendo com etanol 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estra - da, enquanto com gasolina as medições mostram 12,7 km/l e 13,9 km/l, respecti - vamente”, diz Correia. Já o motor turboflex comvistosos 177 cv gasta umpoucomais, têmconsumo emuso urbano de 7,9 ou 11,3 km/l e rodoviário de 8,8 ou 12,6 km/l, de - verá entrar na cesta de desejos de clientes que buscamdesempenhomais esportivo. MAIS SEGURO E CONECTADO Além das opções de motorização, o segundo princípio que a Honda trabalha para conquistar vendas é a segurança, pois o HR-V terá de série, nas quatro ver- sões, o pacote Honda Sensing, que reúne tecnologias de assistência ao motorista para reduzir o risco de acidentes, como frenagemautomática de emergência, piloto automático adaptativoACC – comacelera- ção e frenagemem relação ao veículo que vai à frente –, sistema de leitura de faixa que age no volante caso o carro saia do traçado, sensor de ponto-cego e câmera lateral direita com imagem na tela central. E o terceiro argumento de venda é a conectividade: o novo HR-Vserá o primeiro carro da marca no País a adotar o sistema Honda MyConnect, que por meio de um aplicativo no celular permite acessar diver- sos dados do veículo e controlar algumas de suas funções à distância. O sistema é desenvolvido por um fornecedor global da companhia, que já usa o sistema em outros mercados e o adaptou para o Brasil. Um amplo pacote de itens de série desde a versão a EX tambémdeverá atrair clientes que não encontram o mesmo re- cheio nos concorrentes, em alguns casos nem como opcionais. Aconfiguraçãomais barata do novo HR-V temseis airbags, con- trole eletrônico de estabilidade e tração, kit multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento de smartphones semcabo, assistente de partida em rampa, controle de velocidade emdescidas, faróis de LED, câ- mara de ré, rodas aro 17 e ar-condicionado com novo sistema de difusão e saída para os bancos traseiros.
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