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29 AutoData | Agosto 2022 torizações de 280 a 500 cavalos e tração 4×2, 6×2 e 8×2. Foram incluídos na linha três modelos a gás commotores otto de 280 e 340 cavalos, o chassi rodoviário K340 4×2 e os urbanos K280 4×2 e K340 IB 6×2/2. ECONOMIA E SEGURANÇA Para atender os novos limites de emis- sões do Proconve P8 os motores diesel Euro 6 de 9 e 13 litros – tambémpodemser abastecidos com biodiesel ou HVO, óleo vegetal hidrogenado – foram equipados como sistema SCR de pós-tratamento de gases. Também receberamumnovo siste- ma de injeção eletrônica de alta pressão, o XPI. “Só aí conseguimos 7% de economia de combustível”, diz Mendonça. Os chassis rodoviários são equipados com o câmbio automatizado Scania Opti- cruise, com três modos de condução, que segundo a Scania garante 1% de redução de consumo. Nos ônibus urbanos a trans- missão é a automática ZF Ecolife 2 que, junto com o sistema start-stop, reduz em 3% o gasto de combustível. Os novos chassis também incorporam sistemas avançados de assistência à con- dução, como alerta de ponto cego, senso- res nas laterais, alerta de presença de pe- destres, controle de velocidade adaptativo ACC, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência. A área do motorista foi redesenhada e aprimorada com novos painel, pedais e volantemultifuncional comvários controles. É novo também o eixo direcional traseiro no modelo urbano de 15 metros, com sis- tema eletro-hidráulico emenor número de componentes. SEM PREVISÕES Os chassis ainda não estão disponíveis para venda, só chegamem janeiro de 2023, por isso seus preços não estão definidos. Mendonça não arrisca nenhuma projeção, mas espera por retomada domercado na- cional de ônibus já a partir deste segundo semestre, inclusive por causa de provável antecipação de compras para escapar da elevação de preços que inevitavelmente será aplicada sobre os modelos Euro 6. Divulgação/Scania “Nós da Scania acreditamos em início de retomada, inclusive com melhor de- sempenho do segmento rodoviário, que foi o que mais caiu. Nosso crescimento deverá ser atémaior do que o domercado em geral”, disse. A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, onde são produzidos os chassis da linha K, é responsável tambémpor abastecer os demais países daAmérica Latina e poderá exportar os novos modelos Euro 6 para mercados que têm legislação de emissões similar à do Brasil. APOSTA NO GÁS Como lançamento de novos chassis de ônibus commotorização a gás, que podem rodar tanto como combustível fóssil como combiometano produzido a partir de resí- duos orgânicos, a Scania espera aumentar as vendas desses modelos no País, mas não temestimativas. “Já temos 3mil chassis a gás, produzidos em São Bernardo do Campo, rodando na América Latina, em outros países fora o Brasil”, informa Celso Mendonça. “Estimar o volume para o mer- cado brasileiro é difícil, pois depende do esforço do poder público para que essa tecnologia ganhe escala.” Segundo o executivo incidem sobre os modelos a gás os mesmos impostos federais e estaduais dos ônibus a diesel. Para popularizar essa alternativa menos poluente seria necessário, na opinião de Mendonça, seria necessário um esforço maior dos governos para capilarizar a rede de abastecimento e reduzir a carga tribu- tária, para compensar o preço maior em relação aos modelos diesel. A Scania aposta na propulsão a gás como alternativa à eletrificação dos veí - culos comerciais pesados. Segundo a An- favea, associação dos fabricantes, foram vendidos 177 caminhões e ônibus a gás no primeiro semestre, quase o dobro das 95 unidades do mesmo período de 2021. Os chassis a gás estarão disponíveis ao mercado a partir de 1º de janeiro de 2023, junto com os demais modelos da nova geração da linha K, quando serão definidos os preços.

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