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38 Agosto 2022 | AutoData ANIVERSÁRIO » KIA Peter Schreyer, com o lançamento de modelos mais sofisticados e de design atraente, em uma guinada parecida com o que vem acontecendo com os fabricantes chineses em anos recentes. Tudo mudou a partir de 2005, quando a Besta saiu de linha e Gandini temeu pelo futuro de seu negócio. Mas os novos Kia agradaram o público brasileiro e tiveram desempenho que o importador não esperava. Com a subida do portfólio o Sportage antecipou a escalada dos SUVs e passou a ser o modelo mais vendido aqui. Em 2011, ano de dólar barato a R$ 1,60 e economia em franco crescimento, a Kia vendeu 80,5mil unidades no Brasil, seu re - corde absoluto até hoje. Mas em setembro veio o Super IPI: o governo decidiu elevar em 30 pontos porcentuais o imposto so- bre produtos industrializados dos veículos importados. Um ano depois a rede de 180 conces - sionárias Kia viu suas vendas caírem pela metade: “Foi o momento mais difícil dos nossos trinta anos”, atesta Gandini. AAbeifa ainda conseguiu cota de 4,8mil veículos por ano livre do Super IPI para as importadoras, dentro do programa Inovar-Auto que vigo- rou de 2012 até 2017. Mesmo depois desse período o câmbio desfavorável continuou a pressionar para baixo as vendas de veícu- los importados e os volumes nunca mais voltaram à casa das dezenas de milhares de unidades vendidas, mal chegando a 5 mil nos últimos dois anos. PRESENTE CONTURBADO O 2022 da Kia do Brasil está sendo prejudicado, assim como de suas con- correntes, pelo descompasso da cadeia automotiva gerado após a pandemia. Com produção reduzida pela falta de abasteci - mento de peças em suas fábricas a em - presa reduziu seus embarques ao Brasil, que, segundo Gandini, segue demandan- do veículos da marca. Para piorar existe a meta de eficiência energética do Rota 2030 que vence em setembro e que, se não for alcançada, renderá multa à empresa. Por isso a ma- triz optou por priorizar as remessas de híbridos, mais eficientes e que ajudarão a alcançar a meta. O problema é que são justamente os híbridos que têm a pro - dução mais comprometida e demanda acelerada em outros mercados. “Nossos números de vendas são ridí - culos”, afirmou o empresário com toda sua sinceridade. Segundo aAbeifa foram2,3mil veículos Kia vendidos no primeiro semestre, crescimento de 5,7% sobre os primeiros seis meses de 2021. “Estimamos fechar o ano comcerca de 7mil a 8mil carros vendidos, isso se a disponibilidade de fato melhorar, como a matriz vem sinalizando.” Apesar dos números muito inferiores aos dos anos de ouro das importações a Kia deve fechar 2022 superando a marca de 460 mil veículos vendidos no Brasil em trinta anos. Gandini conta que há veículos pagos em O minicaminhão Ceres estava no primeiro lote de 1 mil veículos Kia importados pelo Grupo Gandini, em 1992. Primeira geração do Kia Sportage: antes do segmento virar moda foi o SUV médio mais vendido do País.
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