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39 AutoData | Agosto 2022 1992 Fundada a Kia Motors do Brasil, com sede em Jundiaí, SP. 1993 Em seu primeiro ano cheio a Kia vendeu 2,2 mil unidades dos utilitários Besta, Besta Furgão, Besta Ambulância, Ceres, K3500 e do automóvel Sephia. 2000 Kia vende 16 mil veículos no Brasil, seu recorde até aquele momento, e a operação local foi eleita Best Distribuitor in the World, prêmio concedido também em 2008 e 2011. 2003 A sede da Kia Motors do Brasil muda de Jundiaí para Itu, também no Interior de São Paulo. 2005 A matriz suspende, na Coreia do Sul, a produção do utilitário Besta, que fez enorme sucesso no Brasil. À época era produzido apenas para o mercado brasileiro. 2006 Com exceção do minicaminhão Bongo todos os produtos do portfólio brasileiro eram automóveis de passeio e SUVs. Uma transformação da Kia, até o momento conhecida pela força de seus utilitários. 2010 E m agosto o caminhão Bongo começou a ser montado pela Nordex, no Uruguai. Para isso Grupo Gandini comprou a operação local e se tornou importador da Kia no país. 2011 As 182 concessionárias Kia Brasil vendem 80,9 mil automóveis e utilitários, recorde que permanece até hoje. 2012 Com instituição dos 30 pontos porcentuais de acréscimo ao IPI as vendas da Kia despencaram à metade: 39,3 mil. 2014 O Optima híbrido é apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo. 2016 Mais um híbrido apresentado: o Niro, que só chegará ao mercado brasileiro em 2022, já em nova geração. 2021 Chega ao mercado, enfim, o primeiro eletrificado Kia no Brasil: o Stonic, com sistema leve de 48V. 2022 A Kia segue seu plano de eletrificação com o lançamento do Sportage híbrido e promete o Niro até o fim do ano. A rede somaa 78 concessionárias. Marca deve ultrapassar os 460 mil carros vendidos no Brasil. Os 30 anos da Kia no Brasil fevereiro que ainda não chegaram ao País. De encomendas de quatrocentos carros chegam só 250. “O problema é global na produção. Cada vez é um componente novo que falta. Agora eles relatam haver dificuldades com o alumínio”. A produção local sempre foi um sonho muitas vezes adiado, desde o fimdos anos 1990, pelo filho de José Carlos Gandini, em projetos que jamais saíram do papel, muito por causa do imbróglio que a Asia Motors temcomo governo federal: amarca, comprada pela Kia em 1976, deve cerca de US$ 200 milhões em multas por ter importado carros com desconto em im- postos, na época do Regime Automotivo, e jamais ergueu a fábrica prometida em Camaçari, BA. A Kia herdou a encrenca, tentou barganhar o perdão da dívida em troca de outra fábrica, mas não pagou e a questão segue na Justiça. O impasse bloqueou o projeto de Gan- dini, que não conseguiu licença da Kia para montar carros no Brasil e nemobteve apro - vação do governo brasileiro para receber incentivos. No fim de 2011 o importador foi isentado de qualquer penalidade, mas o projeto perdeu viabilidade.

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