391-2022-08

44 Agosto 2022 | AutoData LANÇAMENTO » ELETRIFICAÇÃO C ommais um lançamento de veículo elétrico no Brasil, o décimo, Sérgio Habib reforça sua arriscada aposta feita há três anos, quando sua em- presa entrou em recuperação judicial e acumulava dívida bilionária. O empresá- rio – importador da JAC desde 2010 com sucesso inicial que veio abaixo após 2012 com a sobretaxação a carros importados criada pelo Inovar-Auto – decidiu conver- ter para BEVs, battery electric vehicles, quase toda a linha da marca chinesa à venda no País. Ainda que bemmaior do que em 2019 o mercado brasileiro de elétricos segue inexpressivo, responde por 0,4% das ven- das. Habib sabe disso e enxerga à frente nada muito melhor, no máximo 0,5%, mas conseguiu tornar viável seu negócio dentro de nichos. Ele diz que o seu Grupo SHC está recuperado e que aumentará ainda mais o portfólio de elétricos. Desde 2019 a JAC vendeu 2,5 mil elé- tricos no Brasil e este ano deverá ser o melhor, com 2,5 mil unidades, cerca de 1 mil caminhões. Amarca chinesa tem hoje a maior linha de BEVs à venda aqui. Após o lançamento, no fim de julho, do furgão E-JV 5.5 o portfólio soma dez veículos a bateria, sendo quatro automóveis, cinco comerciais leves e um caminhão leve com duas configurações, de 7,5 ou 8,5 tonela - das de PBT, peso bruto total. Por Pedro Kutney Aposta reforçada nos comerciais elétricos JAC lança seu décimo modelo a bateria no Brasil e Sérgio Habib surfa na eletrificação ESG Divulgação/JAC

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=