391-2022-08

46 Agosto 2022 | AutoData LANÇAMENTO » ELETRIFICAÇÃO do JAC E-JV 5.5, com o custo médio da energia a R$ 0,60 por kWh no Estado de São Paulo, gasta-se o total de R$ 30 para rodar até 300 quilômetros, ou R$ 0,10 por quilômetro, enquanto um furgão equi- valente a diesel, pagando R$ 7 por litro, gastaria algo em torno de R$ 210 para percorrer a mesma distância, ou R$ 0,70 por quilômetro. “O que se gasta a menos com diesel é consumido pela prestação maior de um financiamento de quatro anos”, conta Ha - bib. “Por isso é necessário rodar no mínimo 180 quilômetros por dia, para fazer valer a pena o custo menor do combustível.” Outra vantagem de um elétrico como o E-JV 5.5, especialmente no caso de um veículo comercial, é o custo de manu- tenção seis vezes menor nas revisões em comparação com um modelo a diesel, pois há muito menos componentes de desgaste a serem trocados. O furgão elétrico tem desempenho forte, a tração elétrica tem 204 cv e torque máximo imediato de 30 kgfm. O câmbio automático de uma só velocidade eleva o conforto ao dirigir, similar ao de um carro de passeio. Aliás o E-JV 5.5 é tão ou mais equipado do que muitos carros à venda por aqui. Vem de série com airbags frontal duplo, controle eletrônico de estabilidade, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida, luzes de neblina, freio de esta- cionamento elétrico, sensor de estacio- namento traseiro e câmara de ré, monitor de pressão dos pneus e tela multimídia de 10,25 polegadas com espelhamento sem fio para smartphones. CABEÇA DE FORMIGA Apesar de reconhecer ser ummercado limitado à insignificância no Brasil Habib tem conseguido surfar a onda ESG com seus JAC elétricos e sua empresa está, se- gundo ele, pronta para sair da recuperação judicial: “O Brasil não precisa de elétricos nemdeve incentivá-los. Essemercado não decolará aqui, mas conseguimos crescer nesse nicho. Prefiro ser cabeça de formiga do que rabo de elefante”. Com a figuração de linguagem Habib justifica sua aposta nos elétricos: quer ser um jogador vencedor de um segmen- to pequeno em vez de perdedor em um grande mercado.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=