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50 Agosto 2022 | AutoData MEIO AMBIENTE » DESCARBONIZAÇÃO dos países industrializados. Olhando para as três economias com maior emissão de CO2 nomundo, pela ordemChina, Estados Unidos e Europa, nota-se que o problema a ser resolvido está na geração de energia – e não nas formas como ela é utilizada (veja gráfico). Nestes países a produção de energia é, de longe, a maior responsável pelas emissões totais de CO2: incríveis 76% na China, 58% nos Estados Unidos e 59% no bloco da União Europeia, segundo dados de 2018 monitorados pela organização in- dependenteWRI. Por isto, antes de adotar carros elétricos em larga escala, os gover- nos precisam encaminhar com urgência uma solução para tirar da equação o CO2 que eles emitirão, não no escapamento mas pelo consumo de eletricidade ge- rada a partir de matriz suja e poluidora, como usinas a carvão – a principal fonte da China, diga-se. É precisamente por este motivo que um carro elétrico que roda na Europa, alimentado pelas fontes de energia dis- poníveis lá, emite 54 gramas de CO2 por quilômetro, não solta umgrama sequer no escapamento – que nemexiste no caso –, mas as usinas térmicas emitemao produzir eletricidade para esses veículos. No Brasil, onde cerca de 80% da geração vêm de fontes limpas como hidrelétrica, eólica e solar, estemesmomodelo a bateria emitiria bem menos: 35 g CO2/km. Além disso é imperativo discutir o ne- cessário incremento de geração de ele- tricidade para abastecer o crescimento da chamada frota zero-emissão. Segun- do alguns cálculos seria necessário 3,6 vezes mais capacidade de fornecimen- to de energia do que existe atualmente, considerando a venda de 50 milhões de unidades/ano de veículos livres de CO2 só no cano de escape. Ainda não está claro como a matriz energética global convergirá para forne- cer energia limpa. Mesmo assim os carros elétricos ganhamparticipação nas vendas aproveitando o marketing positivo desses produtos antesmesmo de cumprir, de fato, a missão de retirar o CO2 da atmosfera. AVANÇO INCERTO As projeções impressionam: nos próxi- mos três anos cairá de quase 80% para 36% a participação dos automóveis equipados exclusivamente commotores a gasolina ou diesel à venda na Europa, com os híbridos leves –sistema de 48V – dando um salto paramais de 30%domercado e os elétricos puros para 18%, o que equivale a cerca de 3 milhões de veículos leves a bateria ven- didos em 2025, segundo estimativas do Boston Consulting Group, BCG. Na China os porcentuais são similares. Para 2030, em horizonte para o qual as decisões de investimentos estão sendo tomadas agora, as projeções apresentam salto ainda maior dos elétricos puros, para 43% na Europa, 40% na China e 31% nos Estados Unidos, reduzindo a 22% a par- ticipação das motorizações tradicionais a 5 13 17 35 27 Brasil Emissões de CO2 - MtCO2e Derrubada de Florestas e Queimadas ** Agopecuária Geração de Energia Transporte Resíduos Indústria 1 421 2 Brasil X 3 maiores emissores de CO2 Emissões líquidas em 2018 de tonenadas de CO2 por país e atividade Em % ** Considera captura e liberação de CO2 atmosférico por mudanças no uso do solo, como área florestal transformada em área agrícola. Porcentual negativo significa mudanças que capturam mais do que emitem CO2 na atividade.

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