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51 AutoData | Agosto 2022 9 7 76 5 -5 4 29 58 6 -4 5 23 59 11 -7 China Estados Unidos União Europeia 5 794 3 333 11 706 2 2 3 Fonte: World Resources Institute/WRI CAIT 2018, Observatório do Clima SEEG 2018 combustão no mercado estadunidense e a míseros 11% nos 27 países da União Eu- ropeia e Reino Unido (veja gráfico). Cabe perguntar: é líquido e certo que esse movimento ocorrerá exatamente neste ritmo? A resposta: depende. Sendo assim Carlos Tavares, CEO da Stellantis, teria retirado a quarta maior fabricante de veículos do mundo da Acea, a associação dos fabricantes europeus, em resposta à posição tolerante da entidade de aceitar a decisão do bloco de começar a banir os veículos a combustão interna do território em 2030. Tavares disse para não esque- ceremde que “a escolha pela eletrificação não é industrial, é política. Eu respeito as lideranças, elas decidem, eu obedeço”. ROTA ALTERNATIVA NO BRASIL Se a eletrificação é uma decisão política outras políticas podem indicar caminhome- lhor para outros mercados. É neste ponto que pode haver convergência de interesses para que a indústria automotiva no Brasil obtenha algum protagonismo na transi- ção para a descarbonização das emissões veiculares sem, necessariamente, focar de maneira exclusiva na eletrificação mas usando a tecnologia para potencializar o ganho ambiental do etanol. A Stellantis e outras gigantes como Volkswagen e Toyota continuam direcio- nando seus investimentos para a eletrifi - cação em larga escala do portfólio global, mas consideram relevante manter planos de desenvolvimento de motores a com- bustão interna, especialmente no Brasil. Aqui a ideia é desenvolver a tecnologia para combinações comamotorização elé- trica em híbridos leves, híbridos fechados, 27 países e o Reino Unido

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