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97 AutoData | Agosto 2022 06 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 3 347 3 415 986 2 234 2 929 2 939 2 337 2 765 1 413 1 152 2 107 4 071 4 262 2 769 437 720 618 878 1 022 1 062 942 835 380 302 291 466 553 943 300 Fonte: Anfavea na segurança e no conforto do operador, repercutindo na gestão da produtividade”. Ele também cita a substituição dos comandos mecânicos por eletro-hi- dráulicos e, já em uma nova onda, por sistemas sem fio. ALINHAMENTO GLOBAL O nível tecnológico dos equipamentos nacionais já se equipara ao dos grandes mercadosmundiais. Bernardes, daAbimac, entende que os níveis de produtividade e tecnologia embarcada nas máquinas e na operação são muito semelhantes aos de países desenvolvidos. Mas ele reconhece que ainda há uma diferenciação em ter- mos de especificação e de exigência, que varia de acordo com cada região. Como exemplo cita o machine control, sistema que ajuda na orientação da ope- ração ou executa atividades automatica- mente. No Brasil a demanda por esse tipo de automação mais abrangente ainda é baixa, enquanto que em mercados mais desenvolvidos já é padrão. O desenvolvimento de tecnologias para máquinas rodoviárias está atado principalmente à redução dos custos de produção e a ganhos de produtividade. Bernardes observa que a evolução dos trabalhadores levou amudanças na cabine e nos postos de comando, atualmente mais suaves, precisos e instalados em um ambiente climatizado, seguro e com isolamento acústico. Também pesam as normas de se- gurança mais exigentes, a populariza- ção dos conceitos de sustentabilidade e a elevação do nível educacional dos operadores, como indica Auler Neto, da Sobratema: “O mercado, natural- mente, vai exigindo essas mudanças, geralmente partindo da realidade da Europa e dos Estados Unidos. Por uma

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