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10 FROM THE TOP » RICARDO BACELLAR, CONSELHEIRO SAE BRASIL Setembro 2022 | AutoData O peso dos caminhões A o trabalhar por vinte anos como consultor chefe da área automotiva da KPMG Ricardo Bacellar coorde- nou diversos estudos e pesqui- sas sobre o setor mas, segundo ele, “faltava abordar segmento extremamente importante desta indústria: os caminhões”. Bacellar conseguiu emplacar a ideia mais recentemente, a partir de 2020, quando tomou assento como con- selheiro da SAE Brasil, entidade que reúne engenheiros dedicados à mobilidade. A pandemia atrasou os planos mas este ano a ideia saiu do papel: está publicada a inédita Pesquisa Caminhões SAE Brasil 2022, reali- zada sob a coordenação da SAE, KPMG eAutoData, que pela primei- ra vez traz um atual e abrangente levantamento sobre o mercado brasileiro de caminhões e seus ru- mos diante da transição energética e das mudanças que estão acon- tecendo no modelo de negócio. O estudo, que aborda em três capítulos Aspectos Estratégicos, Matriz Energética e Relacionamen- to com Clientes, ouviu profissio - nais de todas as regiões do País da indústria, incluindo fabricantes de caminhões, seus fornecedores e distribuidores, e também os clien- tes, como transportadores, gesto- res e caminhoneiros autônomos. Ricardo Bacellar, coordenador geral do levantamento, apresenta na entrevista a seguir os princi- pais achados da inédita pesquisa, que originou o documento de 71 páginas que pode ser lido e bai- xado acessando o QR code desta página. Como consultor que, por muitos anos, coordenou estudos sobre o setor au- tomotivo, qual é o valor da recém- -publicada Pesquisa Caminhões SAE Brasil 2022? O ouro em pó deste tipo de documen- to é a visão que ele traz do cliente. O pessoal da indústria sempre se vê e se fala com frequência em eventos e entidades setoriais. Para este público o valor da pesquisa é consolidar as dife- rentes opiniões em um só lugar, mas nada comparado ao que é trazido à tona pelos consumidores, porque a indústria tem dificuldade de acessar essas ca - beças, principalmente em um País tão grande e diversificado como o nosso, com enormes diferenças econômicas e socioculturais nas várias regiões. Estes fatores tornammuito valiosas as opini- ões dos clientes que a pesquisa traz. Por isso em vários momentos este estudo separa as respostas dos diversos pú- blicos, para conhecer a diversidade de visões, é dali que vêm as surpresas, o que não conhecíamos. Isso tem grande valor para o setor, porque pode mostrar que a indústria pode estar olhando para um lado diferente do consumidor, que não necessariamente pensa do mesmo modo. Como a indústria pode se aproveitar dos resultados dessas pesquisas? Elas têm o poder de orientar os rumos a tomar? Cito o exemplo da primeira pesquisa automotiva nacional que realizamos pela KPMG, em 2019, focada no mer- cado veículos leves: o estudo apontou a oportunidade de lançar planos de carros por assinatura. Não existia esta oferta no Brasil, mas quando apresen- tamos este resultado na Anfavea [as- sociação dos fabricantes de veículos], mostrando que 80% dos consumidores tinham interesse por algo que nunca existiu, a indústria se mexeu. Não por coincidência, cerca de dois anos de- pois disto quase todas as montadoras oferecem automóveis por assinatura. Entrevista a Leandro Alves e Pedro Kutney Acesse aqui a Pesquisa Caminhões SAE Brasil 2022

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