392-2022-09
111 AutoData | Setembro 2022 Tecnologia e-Power da Nissan chega em 2023 Randon supera receita líquida de R$ 5 bilhões no semestre JAC lança o E-JT 12,5 para competir com o VW e-Delivery Sem divulgar modelos nem países, a Nissan anunciou que a partir de 2023 irá vender versões híbridas de seus carros na América do Sul com tecnologia e-Power. São veículos com tração 100% elétrica que têm suas baterias recarregadas por ummotor a combustão, que funciona como uma espécie de gerador de energia. Este motor, que pode ser flex, não traciona as rodas como em um híbrido convencional, apenas fornece energia à bateria, que dispensa o uso da tomada e da rede. É uma solução que, aliada ao etanol brasileiro, garante emissão zero, pois o CO2 liberado do escapamento é absorvido pelas próprias plantações da cana-de-açúcar. O grupo Empresas Randon somou no primeiro semestre de 2022 receita líquida consolidada de R$ 5,2 bilhões, crescimento de 30% na comparação com o mesmo período do ano passa - do. O avanço foi impulsionado pelo desempenho do mercado externo e por recordes de faturamento em algumas de suas divisões, como Fras-le, por exemplo. As exportações a partir do Brasil e receitas das controladas fora do País geraram US$ 212,3 milhões, incremento de 53% no semestre. Já o lucro líquido dos seis meses teve recuo de 8,4%, para R$ 234,6 milhões, com margem de 4,5%, em queda de 1,9 ponto porcentual. A JAC lançou mais um caminhão elétrico no Bra - sil, E-JT 12,5, modelo médio que se enquadra na categoria de veículo de carga de 10 a 15 toneladas, segmento em que disputará mercado diretamente com o nacional Volkswagen e-Delivery. Seu dife - rencial será o preço: R$ 699 mil, R$ 250 mil abaixo do concorrente. Ao comparar com um caminhão semelhante a diesel o preço fica, em média, R$ 250 mil mais caro, que pode ser compensado pela economia ao rodar. O E-JT 12,5 tem autonomia de 150 km carregado com capacidade máxima de 8,5 toneladas, distância que aumenta conforme a dis - tribuição de produtos é realizada, pois o peso vai diminuindo e o consumo da bateria também. O mo - tor elétrico tem 235 cv, acoplado a um câmbio de duas marchas, que melhora o consumo na saída. A garantia é de três anos para o caminhão e de cinco anos para bateria e toda a parte eletrônica, com um diferencial: se a bateria perder 25% da sua autonomia durante o período da garantia a Jac realiza a troca sem custo para o cliente. Divulgação/JAC Divulgação/Randon Divulgação/Nissan
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=