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23 AutoData | Setembro 2022 Em 2011 o concessionário chegou a ven - der 100 mil carros da coreana, a maioria importada. O caso brasileiro é algo sui generis, raro no mundo, pois o Grupo Caoa não cedeu a entregar a representação da Hyundai, ganhou a causa na Justiça internacional e continua até hoje a ser o seu importador oficial aqui. À Hyundai Motor Brasil cabe exclusivamente a venda dos produtos fa- bricados emPiracicaba, em rede separada de cerca de duzentas concessionárias – na qual, curiosamente, o maior grupo con- cessionário é o próprio Caoa, com mais de trinta casas. Apesar do exotismo o arranjo deu certo, pois a Hyundai acertou a mão na Divulgação/Hyundai eficiência da fábrica e nos produtos que escolheu para produzir no Brasil, a Caoa interfere pouco ou nada nos resultados. Os três modelos feitos em Piracicaba, o hatch HB20, o sedã HB20S e o SUVCreta, são responsáveis por 97,5% das vendas da marca no mercado brasileiro, e os outros 2,2% são carros montados pela Caoa em Anápolis: o SUVNewTucson e ominicami - nhão HR – e as importações praticamente desapareceram. SUCESSO INSTANTÂNEO A Hyundai, sua fábrica brasileira e os modelos desenvolvidos para o mercado local integram uma história de sucesso instantâneo. Tanto que apenas um ano após a inauguração a montadora abriu o terceiro turno de produção em Piracicaba, onde além do HB20 entraram em produ - ção suas duas variantes: o sedã HB20S e o aventureiro HB20X. O hatch HB20, projetado exclusivamen - te para o Brasil sobre a plataforma do eu- ropeu i20, inaugurou a linha de Piracicaba e de imediato protagonizou o maior boom de vendas da época, que persistiu pelos anos seguintes até hoje: o modelo sempre figurou na lista dos mais vendidos desde o lançamento, em 2021 foi o automóvel mais emplacado do País e continua sendo nas vendas acumuladas de janeiro a agosto deste ano. Com o reforço dos irmãos de plata - forma, a linha HB20 fez a Hyundai subir à quarta posição do mercado brasileiro já em 2016, apenas quatro anos após inau - gurar a fábrica no Brasil, desbancando pela primeira vez em décadas a Ford, que integrava as chamadas Big 4. O SUV Creta, este um projeto para mercados emergentes construído sobre a base do Elantra e lançado inicialmente na Índia, entrou em produção na fábrica paulista no fim de 2016 e logo formou filas de espera. Desde então o modelo sempre figura dentre os SUVs mais vendidos e há anos, junto com o HB20, ajuda a garantir a produção em três turnos e no topo da capacidade de Piracicaba, hoje de 210 mil veículos/ano. Raio-X Hyundai Piracicaba CAPACIDADE INICIAL/ATUAL 150 mil/210 mil veículos/ano PRODUÇÃO ACUMULADA 1 milhão 773 mil veículos INVESTIMENTO INICIAL/ACUMULADO 2011-2022 US$ 700 milhões/ US$ 1,3 bilhão MODELOS EM PRODUÇÃO HB20, HB20S, Creta PROCESSOS FABRIS estamparia, soldagem, pintura, montagem final, motores NÚMERO DE EMPREGADOS INICIAL/ATUAL 1,8 mil/3 mil 160 ÍNDICE MÉDIO DE NACIONALIZAÇÃO 70% ÁREA TOTAL/CONSTRUÍDA 1,4 milhão m²/161 mil 680 m²

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