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24 Setembro 2022 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA Com a alta demanda pelos seus pro- dutos nacionais, combinada com a de- sistência da Ford de produzir no Brasil, a Hyundai reassumiu, nos últimos dois anos, a quarta posição no ranking das marcas mais vendidas. “Este sucesso começou a ser dese - nhado desde o início da operação brasi - leira em Piracicaba com o lançamento de carros pensados para acertar em cheio o gosto do consumidor brasileiro”, afirma o vice-presidente de vendas Angel Martinez. “tanto pelo design como pela oferta de equipamentos de série desde as versões de entrada.” Martinez destaca que os planos da Hyundai no Brasil estão baseados na di- ferenciação da concorrência: “Nós tínha - mos de ser diferentes. Se fôssemos fazer da mesma forma que os outros seríamos apenas mais uma marca. Apostamos em oferecer produtos desejados, qualidade, garantia e processos de venda que têm como missão conquistar o cliente pelo resto da vida dele”. Para acertar tanto no produto antes mesmo de assentar o primeiro tijolo da fábrica a Hyundai enviou ao Brasil alguns de seus mais talentosos designers, que aqui conversaram com representantes de alguns setores, como designers de moda, para compreender do que gostavam os futuros clientes. Um dos achados daquela época, por exemplo, foi que é muito im- portante para os brasileiros a aparência esportiva de um carro, o design temde ser expressivo, forte e dinâmico. Por isso no exterior do HB20 foram adotados vincos mais marcantes do que no irmão europeu i20. Como revela a história recente a fór - mula funcionou bem. Contudo não continuou tão bem em 2019, quando a Hyundai lançou a segunda geração da família HB20 com design que já não agradou tanto, mas o modelo com- pensou a aparência pouco atraente com sua modernização interior, em versões que incorporarammotor 1.0 turbo de 120 cavalos e tecnologias de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência. Algo parecido aconteceu com a renovação do Creta, relançado em 2021 com visual bastante diferente do comum. O que foi considerado um tropeço da Hyundai não foi muito sentido pois seus carros nacionais continuaram vendendo muito bem, o HB20 liderou as vendas de automóveis em 2021 e, na primeirametade de 2022, o Creta continua dentre os SUVs mais vendidos, ainda que em mercado distorcido pela falta de carros. No caso da linha HB20 o que poderia ser umproblemamais adiante foi rapidamente

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