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26 Setembro 2022 | AutoData INDÚSTRIA » HISTÓRIA corrigido apenas dois anos depois do lan- çamento da segunda geração do hatch e do sedã: emagosto passado ambos foram relançados comvisual completamente re - desenhado e bem melhor recebido pela crítica. FORÇA DO GRUPO Para levantar sua primeira fábrica na América Latina a Hyundai contou com a força vertical do grupo empresarial ao qual pertence, um dos maiores do mun- do, com ramificações em vários setores, incluindo siderurgia, estaleiros, robótica, engenharia industrial, maquinário pesado e, claro, autopeças. Junto com a fábrica de carros vieram nove fornecedores estratégicos que se instalaram dentro da área do complexo industrial em Piracicaba. São todas em- presas coreanas, nas quais a Hyundai tem participação societária em diferentes ní - veis, que juntas fornecem mais de 70% dos componentes e sistemas usados na linha de Piracicaba. Além destes a planta inaugurou operações com outros 21 for - necedores no País. Boa parte do maquinário instalado na fábrica foi fornecido por empresas do próprio Grupo Hyundai, incluindo robôs, prensas de grande porte, equipamentos industriais e muitos dos sistemas de infor- mática utilizados para controlar tudo. Até mesmo a terraplanagem e as fundações do terreno foram feitas commáquinas de construção Hyundai. Quase tudo que se vê nas linhas, assim, é feito ou tem parti - cipação da corporação coreana. A fábrica nasceu com alto grau de automação, com quase 100% das opera - ções executadas por robôs nas prensas de estamparia, na solda de carrocerias e na pintura. Na montagem final a unidade inaugurou no Brasil o sistema em que 60% de todas as peças são levadas à linha de forma sequenciada por carrinhos automa- tizados, os AGVs, que rodam ao lado dos carros em montagem abastecidos com as peças especificadas para cada veículo. Este ano, junto com o lançamento dos novos HB20 e HB20S em agosto, a plan - ta de Piracicaba concluiu investimento estimado de R$ 350 milhões para iniciar a produção de motores no complexo, co - meçando pelo modelo 1.0 aspirado que equipa versões do hatch. No futuro próxi - mo também deve ser nacionalizado o 1.0 turbo com injeção direta. Assim, em ritmo acelerado desde o iní- cio, a Hyundai vem escrevendo sua bem- -sucedida história industrial no Brasil, ao lado de uma também eficiente estratégia comercial de produto, com o carro certo no momento certo.

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