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35 AutoData | Setembro 2022 rolla Cross, Yaris hatch e sedã e do Etios hatch e sedã, este último somente para exportações a mercados sul-americanos fora o Brasil. A expectativa é que seja fabricado em Sorocaba um SUV compacto, possivel- mente o Yaris Cross usando a platafor- ma TNGA, a mesma sobre a qual já são produzidos aqui o Corolla Cross e o sedã Corolla, este feito em Indaiatuba, SP. Já está confirmado que, assim como as duas versões de Corolla produzidos no Brasil, o novo modelo terá versão eletrificada híbrida flex, com motor a combustão bi - combustível etanol-gasolina. TERCEIRA ONDA A terceira fábrica de veículos da Toyota no Brasil acompanha a história do setor automotivo no País e coincidiu com a ter- ceira grande onda de investimentos da in- dústria. Na primeira, no fim dos anos 1950, a Toyota iniciou sua internacionalização com a primeira unidade industrial fora do Japão, inaugurada em São Bernardo do Campo, SP, em 1959. A segunda ocorreu com o boom provocado pelos incentivos do regime automotivo, de 1995, quando decidiu investir em mais uma planta, em Indaiatuba, SP, que começou a produzir o Corolla em 1998. A decisão de investir emmais uma fá- brica foi ancorada pelo robusto e acelera- do crescimento do mercado brasileiro no início dos anos 2010, quando as vendas domésticas já superavam os 3 milhões de veículos/ano. Para aproveitar esta expan- são a Toyota precisava demais capacidade e de um modelo popular compacto, na época a categoria dos carros mais vendi- dos no País. Adaptou, então, um projeto indiano, o rústico Etios, em carrocerias hatch e sedã, que inaugurou a produção de Sorocaba, em 2012. A fábrica já tinha sido projetada para dobrar de tamanho quando isso fosse ne- cessário para atender à demanda e as am- pliações foram sendo feitas gradualmente. O Etios nunca esteve na lista dos car- ros mais vendidos do mercado brasileiro, mas obteve volume suficiente para fazer Raio-X Toyota Sorocaba CAPACIDADE INICIAL/ATUAL 74 mil/158 mil veículos/ano PRODUÇÃO ACUMULADA 1 milhão de veículos INVESTIMENTOS ACUMULADOS R$ 3,1 bilhões CICLOS DE INVESTIMENTOS • Inicial de R$ 1 bilhão para construção da fábrica, concluída em 2012 • 2015, R$ 100 milhões para aumento de capacidade de 74 mil para 108 mil unidades/ ano (2015) • 2016-2017, R$ 1 bilhão para produção do Yaris • 2019-2021, R$ 1 bilhão para a produção do Corolla Cross MODELOS EM PRODUÇÃO Etios hatch, Yaris hatch/sedã, Corolla Cross PROCESSOS FABRIS Estamparia, soldagem, pintura, montagem final NÚMERO DE EMPREGADOS 3 mil 236 FORNECEDORES NACIONAIS PRODUTIVOS 97 (onze ao lado da planta) ÍNDICE MÉDIO DE NACIONALIZAÇÃO 70% ÁREA TOTAL/CONSTRUÍDA 3,7 milhões m²/130 mil 269 m²
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