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39 AutoData | Setembro 2022 Presidente da Aladda, associação das concessionárias da América Latina que congrega dezenove entidades re- presentantes de revendedoras da região, Alessandro Saubidet acredita que o mer- cado latino-americano poderá chegar a 6 milhões de veículos/ano, embora, atu- almente, gire em torno de 3,5 milhões de unidades. POTENCIAL ELÉTRICO Aeletrificação é ponto divergente. Den- tre os fabricantes, especialmente no Brasil e na Argentina, é enxergada oportunidade para tornar a região polo exportador de ve- ículos a combustão, que, acreditam, con- tinuarão desempenhando protagonismo nos países subdesenvolvidos por causa do alto custo dos híbridos e elétricos. Mas na Colômbia, por exemplo, a polí- tica é de incentivo à eletrificação: segundo a Andemos, Associação Nacional de Mo- bilidade Sustentável, no primeiro semestre foramemplacados no país 1,8mil modelos 100% elétricos, crescimento de 256% sobre 2021, fazendo do mercado colombiano o maior de toda a América Latina para BEVs, battery electric vehicles. Aestes se somam 1,3 mil híbridos plug-in e 5,7 mil híbridos fechados, também com expressivo cres- cimento de 89% e 87%, respectivamente, em comparação com 2021, colocando a Colômbia como terceiro maior mercado de eletrificados na América Latina. Oliveiro Enrique Garcia Basurto, pre- sidente da Andemos, contou que a Co- lômbia adotou diversos incentivos aos elétricos nos últimos anos. A carga tri- butária de um BEV chega a ser 14 pon- tos porcentuais mais baixa comparada à cobrada por um modelo com motor a combustão. A alíquota de importação foi zerada para veículos 100% elétricos, sem limitação de volumes, e para híbridos foi reduzida a 5%, limitada a uma cota máxi- ma de 2,3 mil unidades este ano e 3 mil em 2023 – este número seguirá subindo até 2027. No Chile os ônibus elétricos são regra: na capital, Santiago, serão inseridos mais de 1 mil veículos elétricos até dezembro, fazendo com que a frota chilena nesse segmento seja a segunda maior do mun- do, atrás apenas da China. Há participação do governo na compra dos ônibus elétri- cos, importados da China, segundo Diego Mendoza Benavente, secretário geral da Anac, Associação Nacional Automotiva do Chile. Dados da entidade apontam que de janeiro a julho a venda de veículos leves eletrificados chegou a 3,7 mil unidades, avanço de 156% na comparação com igual período do ano passado.

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