392-2022-09
46 Setembro 2022 | AutoData EVENTO » ÔNIBUS baterias, dependendo da demanda do operador. Com três sua autonomia é de 300 quilômetros, que aumenta 100 qui - lômetros, em média, com cada módulo adicional. O ônibus elétrico E-Way, produzido na Europa, foi a novidade mostrada pela Iveco na Lat.Bus. Ainda sem data definida para chegar ao Brasil também será ini- cialmente importado. O modelo tem 20 toneladas de PBT, 12 m de comprimento e oito packs de bateria que rendem até 300 quilômetros de autonomia, distância que pode aumentar ou diminuir depen- dendo da quantidade de módulos que o cliente escolher. Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus ficaram devendo soluções elétri - cas em seus estandes. A primeira preferiu mostrar na Lat.Bus as opções de motori- zação a gás, sua grande novidade na linha de ônibus, mas entrará no mapa da eletri - ficação brasileira por meio da Eletra, que encomendou quinhentos chassis sem motor para agregar powertrain elétricos aos veículos. AEletra investe R$ 22 milhões em uma fábrica no bairro da Paulicéia, emSão Ber - nardo do Campo, vizinha à Scania e à Mer - cedes-Benz, para a eletrificação de chassis, de olho nas licitações da Prefeitura de São Paulo, que tem planos de incluir veículos elétricos na frota da cidade. A expectativa é chegar até o fim do ano que vem com a produção de pelo menos 2,5 mil ônibus. A diretora executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, garantiu que para este ano já está instalada a capacidade para 1,8 mil
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=