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47 AutoData | Setembro 2022 ônibus elétricos, que poderá ser amplia - da em 50% em 2023, ou seja, para mais novecentas unidades. Por enquanto a Eletra contabiliza oito vendas para Salvador, BA, que serão en- tregues em setembro, além de quatro para Vitória, ES. Mas há expectativas com relação a Curitiba, PR, São José dos Cam - pos, SP, e Goiânia, GO: “Imaginamos que para o segundo trimestre de 2023 o mer- cado dará uma grande acelerada”. EURO 6 Obrigatória a partir do ano que vem a fase P8 do Proconve, equivalente à Euro 6, começou a despontar na Lat.Bus. ASca - nia havia apresentado semanas antes sua nova geração de chassis, já adaptada à nova tecnologia, e a Mercedes-Benz apro- veitou a feira para mostrar nada menos do que 21 modelos de chassis, com mais de setenta configurações de 9 a 37 toneladas. “Conseguimos acrescentar mais tor - que e mais potência e atender às normas sem acrescentar outra turbina: os motores usam o sistema SCR [de pós-tratamento de gases] com um turbo”, disse Barbosa. “São dois modelos de 12,8 litros, um de 380 e outro de 480 cavalos.” Segundo o executivo existe grande intercâmbio de peças dos atuais motores Euro 5 para o Euro 6, o que não afeta mui - to os estoques e o custo de manutenção. Os preços de aquisição, porém, deverão crescer em torno de 15%, calcula. A linha Euro 6 de chassis Mercedes - -Benz ganha, também, amplo portfólio de tecnologias de assistência à direção e segurança. Um dos destaques é a fre- nagem automática de emergência, cujo sistema, a partir da nova geração, passa a identificar também pedestres. A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou na Lat.Bus o micro-ônibus Volksbus 11.180 e o modelo 17.230, des - tinado à aplicação urbana e fretamento. Representam, segundo Ricardo Alouche, metade das vendas de chassis Volksbus no Brasil: “Estamos aqui apresentando o presente, aqueles ônibus que são a rea - lidade do mercado. O cliente já conhece a linha Euro 5, então estamos trazendo os modelos Euro 6, e começamos pelos nossos mais vendidos. Em breve apre - sentaremos as demais versões”. A grande mudança foi no motor MAN D08, que agora passa a ter uma mescla das tecnologias EGR de recirculação de gases e SCR de pós-tratamento, que re - quer injeção no catalisador de solução de ureia Arla 32 para funcionar. Ele equipa os chassis de 15 a 17 toneladas, que agora passam a contar com opção de trans- missão automática, novo volante e painel e algumas tecnologias de assistência à direção ADAS. O 11.180 mantém o motor Cummins ISF de 4,8 litros com sistema SCR, agora adaptado às normas Euro 6. Assim como o chassi urbano tem novo volante, painel e mais segurança com as tecnologias ADAS. A Volvo apresentou em seu estande o chassi rodoviário B510R Euro 6, pro - metendo economia de consumo de 9% comparado com seu antecessor Euro 5. Será ofertado em quatro versões em configurações 4x2, 6x2 e 8x2. Na Iveco a novidade Euro 6 foi o chassi 17-280, que chega ao mercado em janeiro. [Reportagens de André Barros, Caio Bednarski e Soraia Abreu Pedrozo]
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