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59 AutoData | Setembro 2022 2022 Prêmio 2022 Prêmio PRÊMIO AUTODATA 2022 » MONTADORAS Ao completar 65 anos no Brasil a Scania reforça seu compro - misso com a descarbonização por meio de aposta em caminhões e ônibus a gás, ao mesmo tempo em que prepara motores Euro 6 que devem equipar todos os seus veículos a partir de 2023, para atender à nova fase da legislação brasileira de emissões. Os caminhões Scania de nova geração já contribuem para a redução de consumo de combustível e de emissões de CO2: nos últimos três anos a empresa vendeu 36 mil unidades dos novos modelos, que deixaram de emitir 780 mil toneladas de CO2. A Scania concorre ao Prêmio AutoData 2022 por cases em Gestão, Inovação Tecnológica além de ummodelo de caminhão, o R410, e outro de ônibus, o K320, ambos movidos a gás. Do ciclo de investimentos iniciado em 2021, que vai até 2024, de R$ 1,4 bilhão, a fabricante utilizou parte dos recursos para ampliar a área de motores, dentro da fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Outra parte do investimento foi utilizada na construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento, o único fora da Suécia, para testar e validar tecnologias globais, fazendo do Brasil uma extensão da matriz. Um dos resultados dessa sintonia é a menor defasagem de tempo dos lançamentos europeus e latino-americanos, atual- mente com intervalo de seis a nove meses. De seu portfólio dois veículos são finalistas ao PrêmioAutoData 2022: o pesado R410, pioneiro no mercado brasileiro pela opção de abastecido com gás natural fóssil ou biometano, ambos em estado comprimido ou liquefeito. Tambémabastecido a gás o chassi K320 integra a nova linha de ônibus Scania para aplicações rodoviárias e urbanas, que atende às novas regras de emissões do Proconve P8, equivalentes às Euro 6, com motores ainda mais econômicos. Caminhões e ônibus a gás reforçam busca por descarbonização SCANIA Divulgação/Scania

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