392-2022-09
82 Setembro 2022 | AutoData LANÇAMENTO » CITROËN QUALIDADES O novo C3 é um carrinho bem dese - nhado, mantém o visual diferenciado da marca francesa que conferiu a ele algo que chama de “atitude SUV”, que identi - fica um hatch compacto mais alto e com maior altura do solo na comparação com qualquer competidor de sua categoria, ao mesmo tempo em que serve para pegar carona no sucesso do segmento de SUVs, o quemais atrai consumidores atualmente no mundo todo. Omodelo tambémé bemajeitado, com boas proporções e bom espaço para um modelo compacto. Com comprimento de 3m98 e entreeixos de 2m54, oC3 é umpou - comenor do que o Onixmas bate todos os concorrentes na largura de 1m73, na altura de 1m60, nomaior porta-malas da catego - ria, com315 litros de espaço para bagagens e na altura do solo de 18 cm – suficientes para homologar o carro no Brasil como um SUV, mas a Citroën preferiu classificá-lo como hatch B para evitar a competição com veículos de outra categoria. Comestas dimensões o espaço interno foi melhor privilegiado em relação à con - corrência na largura e na altura, garantindo maior conforto para quatro ocupantes, e os dois de trás, mesmo se tiverem até 1m90, não roçama cabeça no teto nemos joelhos no banco da frente. O acabamento interior, porém, émuito simples, com revestimentos plásticos rústicos. Outro exemplo dessa rusticidade está no pequeno quadro de instrumentos digital com tela monocromática e sem conta - -giros para nenhuma versão. Nas opções mais caras com acionamento elétrico dos vidros traseiros os botões foramcolocados em posição exótica: na ponta de trás do console central, em vez de estarem nas portas como é usual. Mas o C3 tem construção sólida, sua carroceria é produzida com 86% de aços de ultra e alta resistência, o que garante maior resistência às torções, menos trepi - dações e silêncio a bordo. A bem ajustada suspensão e a avantajada altura do solo proporcionam rodagem suave e segura para enfrentar as muitas ondulações e bu - racos das ruas brasileiras – assim como as indianas. A direção elétrica, muito macia, torna a condução fácil. A atraçãomais tecnológica do novo C3 é a tela tátil de 10 polegadas horizontal – a mesma já utilizada no Peugeot 208 –, disponível só a partir da versão Live Pack, R$ 6mil mais cara que a opção de entrada Live. O dispositivo integra os comandos do sistema de infoentretenimento multimídia Citroën Connect Touchscreen, com es - pelhamento sem fio de smartphones via Android Auto ou Apple Car Play. O pacote de equipamentos do novo C3 é bastante completo desde a versão mais barata, incluindo direção elétrica, ar - -condicionado, monitor de pressão dos pneus e luzes de condução diurna. Con - tudo, como não há almoço de graça, para ser mais barato que os rivais a opção de entrada do C3 não tem o sistema multi - mídia, nem chave com comando remoto ou um trivial limpador e desembaçador do vidro traseiro. E nenhuma opção tem airbags laterais, como muitos modelos da mesma categoria já oferecem. É o preço da moderna simplicidade.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=