392-2022-09
88 Setembro 2022 | AutoData LANÇAMENTO » FIAT que conduzir o SUV-cupê de 185 cavalos é uma experiência bastante esportiva: o carro tem torque muito forte, quase todo disponível já na primeira pisada do acele- rador, fazendo o motorista colar as costas no confortável encosto do assento. Segundo medições da Fiat o Fastba- ck é o SUV mais potente e rápido de sua categoria. Abastecido com etanol a ace- leração do modelo 1.3 turboflex de 0 a 100 km/h acontece em 8,1 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. Para o Fastback 1.0 o 0 a 100 km/h se passa em 9,4 segundos. Apesar da carroceria mais alta típica dos SUVs, 19 centímetros de altura do solo, o Fastback cola no chão, é estável, tem suspensão bem acertada, firme sem ser dura, e tem baixo rolamento lateral. O Fastback é possivelmente o Fiat mais sofisticado já produzido no Brasil. O acaba - mento interno é caprichado, com bancos que podem ser revestidos em couro. O visual da cabine é agradável, apesar de painel e revestimentos serem todos de plástico rígido – o lado popular da marca persiste aqui. O lado mais tecnológico fica por conta do quadro de instrumentos 100% digital e personalizável, de 7 polegadas nas duas versões mais caras. O centro do painel abriga a tela tátil da central multimídia, de 8,4 polegadas na versão Audace e de 10,1 polegadas nas Impetus e Limited Edition. O sistema conta com emparelhamento sem fio do smar - thphone, que pode espelhar aplicativos na tela via Android Auto ou Apple Car Play. O Fastback conta ainda com o Fiat Connect Me, que conecta o veículo com o celular para monitorar informações de consumo e autonomia, por exemplo, e também pode travar, destravar e ligar o carro à distância para acionar a climatização. O novo SUV da Fiat traz bom paco- te de equipamentos e sistemas de série desde a versão mais barata, incluindo lan- ternas e faróis de LED com uma marcante assinatura luminosa, com luzes de seta dianteira que quando acionadas mudam a cor da lanterna de branca para alaranjada. Também estão incluídos sistemas de as- sistência ao motorista, como controle de estabilidade e tração, freios ABS offroad, frenagem automática de emergência e assistência de volante, que corrige a di- reção quando o carro desgarra da faixa de rodagem. Quatro airbags, dois frontais e dois laterais, completam os dispositivos de se- gurança. Não foram instaladas as bolsas tipo cortina, como em carros do mesmo nível de preço. A Fiat alega que as laterais já foram projetadas para proteger tórax e cabeça, mas só para os passageiros da frente. Também faz falta o controle adaptativo de velocidade, ACC, sistema que já está presente em carros brasileiros na mesma faixa de preços. Com o Fastback a Fiat subiu de nível, mas continua econômica nos custos.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=