392-2022-09

95 AutoData | Setembro 2022 de experiência na região Seitz é a pessoa certa para liderar este importante merca - do e, juntamente, com Ciro Possobom, no Brasil, e Marcellus Puig, na Argentina, seguirá a trajetória vitoriosa nestes países.” ANTEVISÃO Embora ainda não sejam conhecidas as missões de Seitz no Brasil e na América do Sul ele próprio antecipou os objetivos da companhia na região em apresentação de resultados globais daVolkswagen, mais de um ano atrás, emmarço, destacando o bem-sucedido processo de reestruturação pelo qual passou a subsidiária. “Reservamos € 100 milhões para re - estruturar os negócios no Brasil e traba - lhamos muito para melhorar os custos no mercado brasileiro, o que inclui ajustes de capacidade nas plantas, redução de turnos de trabalho, maior localização de componentes para a plataforma MQB, o novo Polo Track como umcarro de entrada para a região, e aumento do potencial de exportações para fora da América do Sul.” A reestruturação trouxe de volta o lucro para a operação da Volkswagen no Brasil, o que não acontecia desde o início da dé - cada passada. Com isso foi possível apro - var novo ciclo de investimentos no Brasil e na Argentina, que soma R$ 7 bilhões até 2026 e inclui o projeto Polo Track, com o lançamento, a partir de 2023, de nova famí - lia de carros de entrada que deverá ter de três a quatro modelos construídos sobre uma versão simplificada da plataforma global do Grupo VW, a MQB. O plano foi costurado por Pablo Di Si coma supervisão financeira de Seitz na matriz, que agora assumirá sua continuidade pessoalmente. Seitz é lembrado por fornecedores bra - sileiros por sua rigidez nas exigências de qualidade e competitividade da cadeia de suprimentos. Não se espera nada muito diferente. Pouco antes de deixar o País, em 2012, fez duras críticas aos preços das matérias-primas no Brasil e não escondeu sua insatisfação com o recém-aprovado Inovar-Auto: “Teria sido melhor deixar as empresas correrem atrás de competitivi - dade e buscarem melhor qualidade”. LONGA CARREIRA NA INDÚSTRIA Alexander Seitz tem muitos anos de experiência internacional em cargos de gestão na indústria automotiva. Ele tem formação em administração de empre - sas com foco em auditoria e em direito comercial. Após concluir um MBA iniciou a carreira no setor na então Daimler-Benz AG, na Alemanha. Em 1995 foi expatriado pela primeira vez ao Brasil, onde assumiu vários cargos nos departamentos de contabilidade, con - troladoria e compras na fábrica de cami - nhões e ônibus da Mercedes-Benz. Apartir de 2000 foi transferido para Detroit, MI, nos Estados Unidos, para dirigir as compras da DaimlerChrysler. Seitz ingressou na Volkswagen AG em 2005 e, baseado na sede, em Wol - fsburg, chefiou a área de compras do grupo para motores e transmissões. Em 2008 o executivo retornou ao Brasil e ingressou no board da Volkswagen no País como vice-presidente de compras para a América do Sul. Em 2013 mudou-se para a China, onde foi nomeado primeiro vice-presidente e vice-presidente comercial da SAIC VolkswagenAutomotive, emXangai. Como co-gerente geral da joint venture Seitz exerceu sua função especializada em fi - nanças, TI, compras e recursos humanos para expatriados. Em 1º de setembro de 2017 Seitz jun - tou-se ao Conselho de Administração da Audi na Alemanha e assumiu o assento com responsabilidade pelas finanças da divisão, TI e integridade. Em 2019 inte - grou-se ao conselho responsável por fi - nanças, China e assuntos jurídicos. Cerca de um ano depois, em 1º de março de 2020, voltou à divisão Volkswagen Pas - senger Cars para integrar o seu Conselho de Administração com responsabilidade pela área de finanças. Agora, como o novo chairman execu - tivo da Volkswagen na região da Améri - ca do Sul, Seitz terá sob sua supervisão operações em 29 países, incluindo Brasil, Argentina e outros mercados sul-ameri - canos e da América Central.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=