396-2023-02

10 FROM THE TOP » MARCUS VINÍCIUS AGUIAR, AEA Fevereiro 2023 | AutoData Engenharia da regulação P ode-sedizer queMarcusViní- cius Aguiar é umengenheiro de regulação. Formado em engenharia mecânica pelo Mackenzie, em 1992, o executivo tem longa carreira em empresas fabricantes de veículos e entida- des do setor automotivo, sempre ligado às atividades de regulação e relações governamentais. Após trabalhar 21 anos na área de homologação da Fiat Aguiar foi contratado pela Renault, em 2014, para ser seu diretor de relações institucionais e, ao mesmo tempo, representar a empresa na associa- ção dos fabricantes, a Anfavea, na qual é umde seus vice-presidentes. Após acumular tambémpassagens pela AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, em janei- ro passado foi eleito presidente da entidade para o biênio 2023-2024. Sua principal missão à frente da AEA, diz Aguiar, é aprofundar a relação comuniversidades de todo o País e transformar a entidade em “um centro técnico para orientar os órgãos que cuidam das regula- mentações do setor automotivo”. E trabalho não falta. AAEAestá envol- vida em todos os temas que envol- vem a construção de normas para a indústria automotiva. Emissões, eficiência energética, segurança, processos industriais, combustíveis, lubrificantes, eletrificação, recicla - gem, hidrogênio... Nada escapa à AEA quando o assunto é regulação, como relata Aguiar nesta entrevista, na qual ele também fala das competências da engenharia automotiva nacional e das tendências que o setor deve seguir no Brasil nos próximos anos. Quais são os principais desafios da AEA na sua gestão para o biênio 2023-2024? Temos alguns desafios, especialmen - te nas parcerias já formalizadas com a Senatran [Secretaria Nacional de Trân- sito, antigo Denatran], com o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente] e com o Inmetro [Instituto de Pesos e Medidas]. Estas três autarquias federais são responsáveis por todo o arcabouço regulamentar do setor automotivo no Brasil. Nosso objetivo é transformar a AEA em um centro técnico para orientar estes órgãos. No Senatran participamos das propostas de regulamentações de segurança viária e veicular para a polí- tica nacional de redução de acidentes. Também prestamos consultoria técnica às questões de emissões tratadas no Ibama e no Inmetro. Como a AEAdeve contribuir nas discus - sões sobre as metas do segundo ciclo do Rota 2030, que vai de 2023 a 2027? As discussões com o corpo técnico do governo começaram no ano passado e devem continuar nos próximos meses, porque a intenção é publicar as metas e objetivos da segunda fase do Rota 2030 ainda no primeiro semestre de 2023. Para isto a AEA tem três grandes pila- res de contribuição. O primeiro são as Entrevista a André Barros e Pedro Kutney Acesse aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=