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40 Abril 2023 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS COMERCIAIS O tombo era esperado mas o golpe do mercado veio mais forte do que se supunha. É algo tradicionalmente projetado a redução significativa no volume nas vendas no início de umano em que se adota nova tecnologia de emissões que torna os veículos mais caros – como é o caso deste ano. O que os fabricantes do setor não contavam, no entanto, era a combinação de fatores negativos como os preços de 20% a 30%maiores, crédito caro e escasso, juros nas alturas e economia declinando. O resultado foi uma freada forte, daque- las que antecedem trombadas, que jogou Por Soraia Abreu Pedrozo Pé no freio do Euro 6 Produzidos desde o início de 2023, caminhões com nova tecnologia representaram apenas 6,4% das vendas no País no primeiro trimestre para a insignificância as vendas dos novos caminhões Euro 6, em produção desde o início de 2023 para atender à oitava fase do programa brasileiro de controle de emis- sões para veículos pesados, o Proconve P8. Segundo dados divulgados no início de abril pelaAnfavea, que reúne as empresas fabricantes de veículos no País, no primeiro trimestre deste ano foramemplacados 28,6 mil caminhões e quase a totalidade deles, 93,6%, foi de modelos com motores Euro 5, fabricados até 31 de dezembro de 2022, cujo estoque podia continuar a ser vendido até 31 de março. Olhando esta conta pelo lado inverso significa que apenas 6,4% dos

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