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19 AutoData | Setembro 2023 Nossa expectativa é que a eletrificação se consolidará primeiro no segmento de ônibus, e há tendência similar para caminhões leves e médios para entregas urbanas. Ao mesmo tempo os biocombustíveis e o próprio diesel continuarão a ter papel importante para aplicações rodoviárias e fora-de-estrada. A questão para o biodiesel é: ele terá preço competitivo e pode ser considerado verde? Para caminhões de longa distância ou offroad uma opção tecnológica interessante é a célula de combustível alimentada por hidrogênio, mas também estamos estudando motores a combustão com hidrogênio, que podem ter potencial nessas operações, mas, de novo, a questão aí é colocar a infraestrutura para funcionar. A Mercedes-Benz apresentou na última Fenatran um protótipo de caminhão autônomo Atego para operações em fábricas. Este projeto evoluiu? Este é um dos meus tópicos favoritos, porque mostra que no Brasil não estamos apenas seguindo rápido mas também desenvolvendo soluções que são novidades para o grupo. Em cooperação com a Lume Robotics já colocamos quatro caminhões autônomos nível 4 para rodar em aplicações de distribuição dentro da Ypê. Planejamos ampliar este negócio no Brasil e temos planos de adotar veículos autônomos dentro de nossas fábricas a partir de 2024. Temos caminhões autônomos rodando nos Estados Unidos mas também há interesse em adotar a tecnologia que desenvolvemos aqui para áreas cercadas. Esta é uma área em que estamos correndo à frente no grupo, em cooperação com startups que está se pagando. mas também muitas questões a respeito de custos e da infraestrutura necessária de recarga, que é mais fácil de resolver no caso de ônibus [que vão para as garagens à noite]. Estamos desenvolvendo novos veículos elétricos para o nosso portfólio global que poderíamos trazer para cá mas antes precisamos focar nas condições prévias [para desenvolver este mercado]. Com relação a outras alternativas de veículos comerciais pesados de baixa emissão de CO2 quais tendências são mais promissoras? Biocombustíveis como biodiesel e HVO são consideradas boas opções globais ou ficarão restritos ao Brasil?

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