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PRODUZIDO POR 43 Além de desenvolver e produzir o Attivi, a Marcopolo está preparada para criar e fornecer carrocerias para diferentes chassis eletrificados disponíveis no mercado internacional. A companhia segue na sua estratégia de firmar parcerias com as montadoras que investem em chassis com motorização elétrica. Soluções globais O desenvolvimento de soluções completas e avançadas para eletrificação de ônibus está alinhado com a estratégia ESG da Marcopolo e com seu propósito internacional de firmar diferentes parcerias. Com isso, ao longo de sua história, a companhia adquiriu expertise com veículos sustentáveis e participa, há anos, de diferentes projetos de ônibus movidos a combustíveis alternativos, desde híbridos elétrico/diesel até 100% elétricos e movidos a célula de combustível, passando por GNV e álcool. Entre essas parcerias destacam-se as com fabricantes asiáticos para o fornecimento de veículos eletrificados e para desenvolvimento de ônibus rodoviário movido a célula de Hidrogênio. Outra parceria existente destina-se à produção de veículos movidos a células de hidrogênio que circulam na Austrália, país em que a companhia atua por meio da Volgren e conta também com modelos elétricos em circulação. A produção do Attivi Integral teve início no segundo semestre de 2022 e a Marcopolo prevê fabricar 130 unidades até o final deste ano para fornecimento a algumas das principais cidades brasileiras. O modelo, que pode ter até 13 metros de comprimento total, possui chassi Low Entry, motor elétrico WEG de potência máxima de 350 kW e torque de 3.500 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 350 kWh, com autonomia entre 250 e 280 km. Tem capacidade para até 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça). O veículo utiliza o conceito chassi e carroceria (não monobloco) e tem importantes inovações, como adoção de materiais mais leves para redução de peso, como os compósitos e aços de alta resistência. A marca se preocupou também com os detalhes como o layout para o posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação. Dentre os 130 Attivi Integral que a Marcopolo produzirá este ano, algumas unidades já estão sendo utilizadas em demonstrações em diferentes cidades brasileiras e reforça a alta capacidade produtiva da indústria, graças a expertise da engenharia nacional, contando com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras que buscam por soluções sustentáveis de mobilidade. Carrocerias para chassis de ônibus elétricos de parceiros A produção do Attivi Integral está alinhada com a estratégia da Marcopolo, que tem a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização do transporte coletivo mundial. Atualmente, são cerca de 500 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Argentina, Austrália, Índia e Brasil.

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