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107 AutoData | Outubro 2023 tornar o cenário mais previsível e favorável ao setor: “Condição tributária equitativa e transparente é fundamental para manter a indústria automobilística como pilar essencial à geração de empregos e desenvolvimento econômico e social do Brasil”. Isso inclui, na sua avaliação, a busca por distribuição mais justa dos benefícios tributários, essencial para criar ambiente de negócios mais sustentável, equitativo e isonômico a todas as montadoras e ao País como um todo: “Atualmente há uma distorção muito grande na distribuição de incentivos fiscais, o que causa impactos negativos sobre o setor”. Para a economia a Volkswagen espera a expansão de 2% do PIB no ano que vem e recuo da Selic a 10,85% ao ano, ante inflação de 4%. Para o câmbio a previsão é de R$ 5,25 por dólar e, diante disto, o plano é avançar no volume e nos destinos de exportação. Hoje o foco principal das exportações está na América do Sul, Central e Caribe, porém serão analisados novos mercados potenciais, como o africano. Além disso há forte expectativa de que a Argentina, principal parceira comercial, reaja em 2024. O dirigente lembra que a empresa é a maior exportadora de veículos do País, com cerca de 4,2 milhões de unidades enviadas a outros países. Para a indústria Possobom diz que a companhia acompanhará as projeções da Anfavea, portanto não há ainda nenhuma a revelar sobre 2024. Para o executivo a “ Atualmente existe uma distorção muito grande na distribuição de incentivos fiscais no Brasil, o que impacta de forma negativa toda a indústria automotiva.” Ciro Possobom, CEO Volkswagen do Brasil perspectiva é que o mercado continue muito dividido ao meio em vendas de varejo e corporativas. DESCARBONIZAÇÃO Possobom assegura que, no Brasil, a Volkswagen investe em tecnologias que englobam as três soluções possíveis de descarbonização das emissões: motores a combustão com etanol, híbridos e elétricos: “Proveremos soluções de mobilidade sustentável para todos esses pilares com foco total no cliente e suas necessidades. Esses avanços não apenas refletem a busca por reduzir as emissões de carbono mas, também, representam oportunidade para o Brasil desenvolver, produzir e exportar tecnologias mais limpas”. O etanol, aponta o executivo, é a forma mais rápida e de menor custo para descarbonizar a mobilidade na região, considerando também que os modelos a combustão são mais acessíveis aos clientes. Assim que a infraestrutura elétrica estiver consolidada por aqui, o que não será possível em período curto devido à extensão territorial do País, o que demanda muito investimento, Possobom assinala que teremos vantagem adicional pelo fato de a matriz elétrica ser limpa. Até lá, propõe, o setor precisa contar com o incentivo do governo para desenvolver estratégia robusta de eletrificação. Para 2024 e os próximos anos, ele sublinha, os principais temas da indústria automotiva estão centrados na descarbonização, eficiência energética e sustentabilidade, refletindo o compromisso em contribuir para um futuro mais limpo e ecologicamente responsável. A Volkswagen tem o objetivo de ser neutra em carbono até 2050, em todo o mundo, seguindo o plano Way to Zero, que considera produtos e processos: “O Way to Zero Center, inaugurado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo [SP], em 2022, é exemplo deste compromisso, pois é o departamento responsável por desenvolver projetos e tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos, reduzindo a pegada de carbono à neutralidade”.

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