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130 Outubro 2023 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO O conselheiro garantiu que a fábrica de Campinas, SP, onde já são produzidos chassis de ônibus elétricos, seguirá em operação: “Ela receberá mais investimentos, inclusive. Haverá uma demanda grande por ônibus elétricos, há grandes projetos de prefeituras para a transição de suas frotas”. Existe também o projeto, ainda em estudo, de implantar uma unidade de processamento de lítio e fosfato de ferro em Camaçari, mas para isto novos aportes seriam necessários. Os dois materiais seriam utilizados na produção de baterias – atualmente a BYD monta baterias para ônibus em Manaus, AM, em complicada operação logística. FORNECEDORES E P&D Stella Li afirmou que a Prefeitura de Camaçari colaborará na atração de fornecedores, ponto considerado importante pela empresa, que pretende ter índice elevado de nacionalização. Por enquanto nenhum acordo foi fechado. Outro ponto é o desenvolvimento de pesquisa e inovação no Brasil, segundo o CEO Chuanfu: “Abriremos um centro de pesquisa e desenvolvimento que buscará soluções para a mobilidade verde. Queremos tornar a Bahia o Vale do Silício brasileiro”. Conversas com o governo baiano e o Senai Cimatec estão avançadas e o primeiro projeto desenvolvido na unidade será o sistema híbrido flex que equipará o Song Plus, até agora o único modelo híbrido confirmado para produção nacional. REGIME NORDESTE A presença de autoridades foi extensa na cerimônia de transmissão de posse da fábrica. Além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de Rui Costa, seu antecessor no governo estadual e atual ministro-chefe da Casa Civil, estavam presentes Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e os senadores baianos Otto Alencar e Ângelo Coronel. De Alencar os presentes ouviram a promessa de que os incentivos do Regime Automotivo do Nordeste serão renovados: “A emenda [que entrará no relatório da reforma tributária] já está nas mãos do senador Eduardo Braga. Tenho a convicção de que o tema será aprovado pelo Congresso”. Não há garantia, porém, de que esta aprovação aconteça. Após a inclusão no relatório é preciso a aprovação no Senado e depois na Câmara dos Deputados. E há resistência especialmente de parlamentares do Sul e Sudeste, com pressão de montadoras instaladas nestas regiões, que são contra mais benefícios para a Stellantis, líder em vendas no mercado brasileiro, em Pernambuco. Da parte do governo aparentemente não há objeção, Alckmin disse haver diálogo: “Ouvimos que há entendimento para a renovação dos incentivos regionais por mais tempo. Defendemos o diálogo, estamos abertos a conversas”. A BYD conta com a renovação, embora não mexa nos planos já anunciados de investimento de R$ 3 bilhões. Baldy disse, porém, que os incentivos facilitariam a ampliação dos aportes: “Todo o programa que incentive o desenvolvimento regional e gere empregos é positivo. Atraem mais investimentos, não só da BYD, mas de outras empresas. Não trabalhamos com hipóteses: acreditamos na renovação, como nos foi passado pelo governo”. Dolphin policial: até a Polícia Militar da Bahia já se converteu ao carro elétrico da BYD.

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