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137 AutoData | Outubro 2023 VWCO entrega primeiro e-Delivery na Argentina BorgWarner quer colocar turbo para híbrido flex no mercado em 2025 ...E traz Kangoo elétrico por R$ 260 mil Renault lança Megane E-Tech no Brasil por R$ 280 mil... A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou o seu primeiro caminhão elétrico e-Delivery na Argentina para a Express Logística, que cuida do transporte da Cervejaria Quilmes. O modelo 6×2 de 14 toneladas, produzido em Resende, RJ, tem autonomia de até 250 km com uma carga. Segundo a VWCO o negócio representa um passo importante na sua estratégia de internacionalização e descarbonização, bem como marca o avanço da Quilmes que busca a neutralidade nas emissões de carbono até 2040. A BorgWarner está desenvolvendo um turbocompressor, a ser fabricado em Itatiba, SP, para equipar um modelo híbrido flex com previsão de lançamento entre 2025 e 2026. Embora não possa informar o nome do fabricante, a empresa já fornece turbos para veículos híbridos na Europa e no Brasil equipa os modelos flex Volkswagen Polo, Nivus, Virtus e T-Cross, bem como carros da Stellantis Jeep Compass e Renegade e Fiat Toro, Pulse e Fastback. As duas, Stellantis e Volkswagen, desenvolvem plataformas com tração híbrida flex no País. A BorgWarner avalia o projeto como porta de entrada para uma tendência que começa a tomar corpo no País, como a rota mais adequada e eficiente para a eletrificação de veículos de passeio. Chegou às concessionárias Renault a nova geração do utilitário Kangoo E-Tech com motorização 100% elétrica. Pioneiro dentre os comerciais leves elétricos, o modelo com motor a combustão acumula mais de seiscentas unidades vendidas desde seu lançamento no Brasil, em 2013. Produzido em Maubeuge, França, o Kangoo elétrico é equipado com motor de 120 cv e com bateria de 45 kWh, formada por oito módulos independentes e reparáveis, que reserva autonomia de 329 km no ciclo urbano e de 300 km no combinado, segundo medição do Inmetro. Disponível em versão única e duas cores – branco ou cinza –, o Kangoo E-Tech chega por R$ 260 mil. Com a importação do Megane E-Tech a Renault deu o primeiro passo no Brasil da fase Renovation, segunda etapa do seu plano estratégico global Renaulution, anunciado há dois anos. O modelo 100% elétrico abre uma fase de novos produtos da marca no País – que já teve revelado seu segundo capítulo, o SUV compacto Kardian, este a ser produzido em São José dos Pinhais, PR. O Megane E-Tech é também o primeiro modelo a estampar na dianteira o novo losango da Renault, com desenho mais retrô. O carro foi posicionado no topo do portfólio para o mercado brasileiro: seu preço é R$ 279,9 mil. Divulgação/VWCO Divulgação/Renault Divulgação/Renault

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