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44 Outubro 2023 | AutoData PERSPECTIVAS 2024 » RESUMO AVANÇO MODESTO As projeções de vendas para 2024 poderiam até indicar porcentual de crescimento maior do que a média de 5% se em 2023 o setor não tivesse sido socorrido pelo governo. O que salvou o ano de um resultado negativo foi a concessão, de junho a agosto, de R$ 800 milhões em créditos tributários às montadoras para patrocinar descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil em carros de até R$ 120 mil. Pelas contas da Anfavea e da Fenabrave, que representa os concessionários, graças ao programa de descontos foram adicionados de 60 mil a 100 mil veículos leves às projeções de vendas deste ano, que foram revisadas para 2,1 milhões, 7% acima de 2022. Este era exatamente o número que a consultoria Jato Dynamics projetava para 2023 no início deste ano, como recorda Milad Kalume Neto, seu diretor de desenvolvimento de negócios: “Fizemos uma pequena revisão para cima durante o início dos descontos mas logo retornamos à nossa previsão feita em janeiro”. Em outras palavras se não fossem as reduções de preços o ano provavelmente terminaria com o mesmo resultado de 2022 ou até em pequena queda. Isto porque os descontos, tanto os garantidos pelo governo como os adicionais concedidos pela maioria dos fabricantes, resgataram alguns consumidores que estavam fora do mercado, que por um valor menor conseguiram aprovar financiamentos. Para 2024 nenhuma ajuda do tipo é esperada e a Jato projeta crescimento de 5% nos emplacamentos de carros e comerciais leves, somando 2,2 milhões de unidades. Segundo Kalume Neto a previsão está lastreada na melhora dos indicadores macroeconômicos do Brasil, com diminuição das taxas de juros e aumento das concessões de crédito – também estimulado pela aprovação do Marco das Garantias que facilita a retomada de bens pelo agente financeiro em caso de inadimplência. Outro fator importante observado pelo consultor é a tendência de manutenção dos preços, que devem acompanhar o ritmo baixo da inflação e não mais ficar acima dela, como aconteceu nos últimos três anos. Mas Kalume Neto pondera: “Nunca é demais dizer que estamos no Brasil e algumas projeções podem mudar, inclusive por causa da provável aprovação do Programa Mobilidade Verde e Inovação”. Após o programa de descontos a Bright Consulting elevou em 65 mil unidades sua projeção de vendas deste ano, para 2 milhões 115 mil veículos leves, conforme justifica o diretor de estratégia da consultoria, Cássio Pagliarini: “Os incentivos da MP 1175 permitiram um avanço significativo a partir do fim de junho. A ampliação das vendas diretas, principalmente para as locadoras, também contribuiu de forma decisiva”. RECUPERAÇÃO LENTA Embora todos enxerguem um horizonte melhor ninguém aposta em recuperação acelerada e ainda deve demorar alguns anos para o mercado voltar ao patamar pré-pandemia. Para 2024 Pagliarini aponta a continuação do ritmo de avanço modesto: “Nossas projeções indicam 2 milhões 231 mil automóveis e comerciais leves, crescimento de 5,5% sobre este ano, prosseguindo com a recuperação do mercado, porém ainda abaixo do volume alcançado em 2019, antes da pandemia, com 2,6 milhões, nível que só deverá se repetir em 2026 ou 2027”. Greentellect Studio/Shutterstock

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