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78 Outubro 2023 | AutoData Março de 2020. O Chevrolet Onix era o veículo mais vendido em um promissor mercado brasileiro, em recuperação após alguns anos de crise econômica que atingiu em cheio a indústria automotiva, e a Chevrolet seguia no posto mais alto das marcas. Naquele mês, porém, chegou a pandemia da covid-19 e o mercado virou de pernas para o ar. A General Motors ainda encerrou 2020 com o modelo mais vendido e a marca número 1 no País, mas em pouco tempo perdeu espaço para a Fiat e a picape Strada. Contribuíram bastante os efeitos que a pandemia gerou na cadeia automotiva global: como reflexo a fábrica de Gravataí, RS, onde são produzidos Onix e Onix Plus, ficou quatro meses fechada, sem produzir, por falta de semicondutores. Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM da América do Sul, a pandemia interrompeu a trajetória de crescimento da indústria nacional e a situação econômica atual, com juros elevados e confiança do consumidor baixa, complica os negócios. “Muitos setores da economia sofreram mais impactos durante a pandemia e ainda não conseguiram se restabelecer. O setor automotivo na América do Sul foi um deles, em especial porque sofreu repetidos períodos de desabastecimento global, seguido por um desaquecimento do mercado.” Por André Barros Ainda em recuperação da pandemia Para Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, indústria ainda passa por ajuste e não se recuperou da pandemia Divulgação/GM PERSPECTIVAS 2024 » GENERAL MOTORS LENTA RECUPERAÇÃO Chamorro destaca que, em 2023, importantes mercados da América do Sul apresentaram retração, o que prejudicou, também, as exportações e a produção brasileira. A indústria, na visão do executivo, passa por um momento de ajuste de demanda: “O mercado brasileiro de automóveis apresenta agora certa instabilidade e diminuição dos volumes”. Ainda assim o presidente da GM América do Sul acredita em crescimento nas vendas no ano que vem. Sua visão é de alta de 2% a 5%, com a companhia acompanhando esta evolução. A produção, porém,

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