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85 AutoData | Outubro 2023 le do déficit fiscal e gastos públicos, da segurança pública e da manutenção da inflação sob rédeas. Caso estes tópicos tenham avanços positivos e significativos o executivo acredita que há espaço para que veículos com tíquete médio de R$ 120 mil ou mais continuem sendo consumidos pelos brasileiros. TENDÊNCIA FUTURA Com relação ao futuro da mobilidade no Brasil ele afirma que a eletrificação já é uma realidade no Brasil porque quase todas as montadoras estão discutindo o tema internamente junto com questões como ESG e descarbonização da matriz energética. Correia diz que a HPE também discute a adoção de propulsão híbrida e elétrica no Brasil, pois entende que haverá espaço para as duas a curto e médio prazo. O executivo diz que a HPE tem interesse em atuar no segmento de veículos híbridos em breve e confirmou o lançamento de um SUV em 2024 ou 2025, sem revelar mais pormenores. Vale lembrar que a empresa já teve à venda no País o híbrido plug-in Outlander PHEV em 2016, mas o mercado ainda não tinha demanda como a atual. Para os próximos quatro ou cinco anos a tendência é de que os híbridos flex ganhem espaço e sejam a principal opção dos consumidores, porque o carro 100% elétrico ainda não é uma realidade para o Brasil, na opinião de Correia. Sobre o possível retorno do imposto de importação para veículos elétricos Correia avalia que os impactos serão variáveis e que cada empresa os sentirá à sua própria maneira: “Como CEO de uma empresa que fabrica veículos no Brasil posso supor que a aplicação de um imposto de importação sobre veículos que antes não eram taxados influenciará no valor que chega ao consumidor final, fomentando a produção local mas não necessariamente os mesmos modelos e volumes”. O desenvolvimento de veículos elétricos da Mitsubishi e da Suzuki ainda acontece apenas no Exterior, mas por aqui a empresa mantém equipe de engenharia que é responsável por desenvolver avanços e adaptações nos motores flex que equipam seus veículos e que continuarão sendo usados por mais alguns anos. FECHAMENTO DE 2023 Para o fechamento de 2023 a HPE projeta vendas, no Brasil, de 2 milhões 165 mil veículos leves, volume que representará alta em torno de 10% na comparação com as 1 milhão 960 mil registradas em 2022. A produção da indústria nacional deverá chegar a 2,3 milhões de unidades leves, com alta próxima de 5%, caso os números esperados se confirmem até dezembro. Para o regime de exportação a expectativa é de 397 mil unidades, 11,8% a menos do que no ano passado, de acordo com as projeções mais recentes da Anfavea. A empresa avalia de perto os desdobramentos dos fatos econômicos no País e utiliza como base as expectativas divulgadas pelo Boletim Focus, do Banco Central, que projeta uma taxa Selic de 9% para 2024, inflação IPCA de 3,87%, dólar a R$ 5,02 e crescimento do PIB de 1,5%. Para o encerramento de 2023 a expectativa é de que o PIB cresça 2,92% na comparação com 2022. A taxa Selic deverá encerrar o ano em 11,75%, a inflação em 4,86% e o dólar ficará em R$ 4,95.

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