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59 AutoData | Novembro 2023 atende cerca de 95% da demanda: “Só importamos modelos específicos de baixos volumes aqui, como pneus aro 19 ou 20 polegadas”, diz Alonso. As exportações são marginais, menos de 10% do que é produzido no Paraná, mas existe a intenção de aumentar a penetração da fábrica brasileira em países sul-americanos, hoje atendidos pela matriz, no Japão: “Por enquanto o foco é o mercado nacional”. Outro foco de crescimento é o aumento, ainda que lento, do fornecimento direto aos fabricantes de veículos. Já são fornecidos pneus Dunlop para calçar carros produzidos pela Volkswagen, Honda e Toyota – inclusive para o Corolla híbrido feito no Brasil e a picape Hilux fabricada na Argentina. “O País tem quase todas as montadoras globais em seu território, estamos envolvidos em outros projetos, mas as vendas diretas para linhas de montagem levam tempo para crescer porque existe todo o processo de homologação a ser atendido”, pondera Alonso. E, claro, também há forte concorrência de todas as outras maiores produtoras globais de pneus que instalaram fábricas no Brasil muito antes da Sumitomo. No aftermarket o diretor confia na multiplicação de clientes que torna a Dunlop cada vez mais conhecida: “Como já produzimos quase 50 milhões de pneus no Paraná estamos aumentando a base de clientes que reconhecem a qualidade do nosso produto. Mas ainda somos uma marca nova, precisamos vender acima de 200 milhões de unidades para sermos tão conhecidos quanto os concorrentes que estão no País há muito mais tempo”. AUMENTO DE CAPACIDADE Este ano as vendas da Sumitomo pararam de crescer a dois dígitos porcentuais anuais, o que motivou a aprovação de investimento adicional na fábrica de pouco mais de R$ 1 bilhão, anunciado em 2021, para aumentar, até 2025, de 19 mil para 23 mil a produção diária de pneus de passeio, e de 1 mil para 2,2 mil por dia o ritmo para pneus de carga. Para Alonso a queda nas vendas já era esperada e o cenário tende a melhorar: “Faltou pneu no pico da pandemia e agora o mercado se estabilizou. Mas nós continuamos a enxergar uma linha futura de crescimento nos próximos anos e, por isto, foi tomada a decisão de expansão. Investimos nas mais modernas linhas de produção no Paraná, uma fábrica completa que usa a tecnologia exclusiva da Sumitomo de produzir pneus sem emendas. O Brasil não é o maior mercado mas tem Raio-X Sumitomo/Dunlop no Paraná Área construída da fábrica 176 mil 176 m2 [inclui ampliação de 13 mil 605 m2 em processo de finalização] Principais investimentos recebidos 2013 – R$ 1,6 bilhão | 2021 – R$ 1 bilhão 6 milhões Número de empregados 1 939 Capacidade anual de produção (até set/2023) 20,5 mil pneus/dia | 19 mil/dia para veículos leves | 1,5 mil/dia para caminhões e ônibus Pneus produzidos 48,3 milhões para veículos leves de 2013 a set/2023 | 1,4 milhão para veículos pesados de 2019 a set/2023 Marcas produzidas Dunlop, Falken e Sumitomo Número de fornecedores produtivos 80 homologados de matérias-primas Capacidade de engenharia Centros de desenvolvimento no Japão e nos Estados Unidos

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