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81 AutoData | Novembro 2023 Morre Antônio Megale, principal articulador do Rota 2030 Stellantis paga € 1,5 bilhão para ser sócia da chinesa Leapmotor... ...E faz sociedade com a Orano para reciclar baterias Presidente da Anfavea de 2016 a 2019, Antônio Megale faleceu em 13 de outubro, aos 66 anos, após lutar contra o câncer. Megale foi um dos mais importantes líderes da indústria automotiva nos últimos anos e teve papel central nas negociações com o governo que deram origem ao Rota 2030, a política setorial que desde 2017 regula incentivos e metas ao setor no País. Por esta iniciativa o executivo foi eleito Personalidade do Ano do Prêmio AutoData em 2019. Megale se aposentou em julho de 2022 no cargo de diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil. Além de presidir a Anfavea também foi presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, por dois mandatos, de 2011 a 2014, e vice-presidente da Fiesp, de 2017 a 2021. Antes da Volkswagen trabalhou na Chrysler e na Renault. A Stellantis anunciou investimento de € 1,5 bilhão para comprar 20% das ações da Leapmotor, fabricante de carros elétricos instalada na China. A intenção é utilizar a empresa para ampliar presença no mercado doméstico chinês de veículos movidos por novas energias, os NEVs, que considera modelos elétricos, híbridos plug-in e a célula de combustível. Pelo acordo a Stellantis também vai representar a Leapmotor em outros mercados e poderá produzir seus carros fora da China. A parceria é considerada estratégica pela Stellantis para atingir suas metas de eletrificação no plano Dare Forward 2030. A Stellantis assinou em outubro memorando de entendimento para se associar à Orano, em empreendimento para a reciclagem de baterias de carros elétricos pós o fim de vida dos acumuladores, incluindo os resíduos das gigafábricas situadas na Europa e América do Norte. O processo de economia circular da joint ventture garantirá à fabricante de veículos o acesso a minerais recuperados como lítio, níquel e cobalto, que atualmente não têm extração mineral suficiente para sustentar a produção de todas as baterias novas que serão necessárias nos próximos anos. A Orano construirá unidade hidrometalúrgica em Dunquerque, na França, onde será realizada a reciclagem. A empresa utiliza pré-tratamento inovador e tecnologia de hidrometalurgia avançada que garante taxas de recuperação de metais acima de 90% em cada bateria usada, o que ajudará a Stellantis a atingir as taxas de reciclagem exigidas pela Comissão Europeia a serem estabelecidas a partir de 2031. Divulgação/Stellantis Divulgação/Anfavea

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