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22 Fevereiro 2024 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS LEVES também pelo terceiro ano consecutivo foi o veículo mais vendido do País. A picape completou 25 anos de idade com renovações importantes e, em 2023, ganhou a companhia de versões turbinadas, aumentando ainda mais sua penetração no segmento de carro familiar. Com isto o modelo domina sozinho 5,5% do mercado. Como marca que melhor aproveitou o programa de descontos a Fiat nem precisou lançar muitas novidades para vender mais. Emplacou três modelos, Strada, Mobi e Argo, dentre os dez mais vendidos de 2023, e foi a única com cinco carros dentre os vinte mais, acrescentando Toro e Cronos à lista. Assim, sequer fez falta desempenho mais robusto de seus dois representantes do segmento que mais cresce no País, os SUVs Pulse e Fastback, que terminaram o ano passado, respectivamente, na vigésima-primeira e na vigésima-quarta posições do ranking de veículos. BRIGA ACIMA DOS 300 MIL Abaixo da Fiat fecham o ranking das três grandes do mercado nacional a Volkswagen e a GM, as duas únicas fabricantes com mais de 300 mil emplacamentos em 2023. Mas dentre as três a Volkswagen foi a que mais cresceu: vendeu 345 mil carros, com robusto avanço de 28,2% sobre 2022, conquistando 2 pontos porcentuais extras de participação, subindo ao segundo lugar do ranking com 15,1%. Seu principal trunfo foi o hatch Polo, que em 2023 ganhou a companhia da versão de entrada Track para substituir o Gol, descontinuado no fim de 2022. Com isto o modelo deu um enorme salto da quinquagésima-segunda para a segunda posição na lista dos carros mais vendidos no País. Também ajudou muito no desempenho da Volkswagen a normalização do fornecimento de componentes – em 2022 foi a mais afetada no País pela falta de semicondutores. Assim não apenas o Polo obteve crescimento espetacular: outros três modelos da marca figuraram na lista dos vinte mais vendidos de 2023: o T-Cross, que subiu da oitava para a sétima posição e tornou-se o SUV mais vendidos do ano passado, seguido do SUV-cupê Nivus que avançou do vigésimo para o décimo-terceiro lugar, e a renovada picape Saveiro que subiu nove posições, para a décima-nona. A GM, que tinha apresentado forte recuperação de 20,4% em 2022 após as paralisações de suas fábricas em 2021, cresceu menos em 2023, avançando 12,6% com 328 mil emplacamentos e assim desceu ao terceiro lugar do ranking, com 15,1% de participação. A empresa focou mais em manter sua rentabilidade e aproveitou pouco o programa de descontos do governo, utilizou apenas R$ 50 milhões em créditos, ou apenas 8% do total disponível. Justamente por isto o desempenho pode ser considerado bom. Com três modelos na lista dos dez mais vendidos a Chevrolet manteve o hatch Onix como terceiro carro mais vendido, o sedã Onix Plus caiu da quarta para a quinta posição e o SUV Tracker desceu da sétima para a nona colocação. A principal novidade da GM em 2023, a nova picape Montana, maior e melhorada, terminou o ano com 30 mil unidades vendidas, na vigésima-sexta posição. DE 200 MIL A 100 MIL Mais perto dos 200 mil emplacamentos duas fabricantes, Toyota e Hyundai, mantiveram em 2023 as mesmas quarta VW T-Cross: SUV mais vendido de 2023. Divulgação/VW

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