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76 Fevereiro 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Unica lança campanha para estimular uso do etanol Mercedes-Benz lança Sprinter com baú feito de garrafas PET Eletra desenvolve trólebus com baterias A Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, colocou no ar em janeiro uma campanha publicitária “Vai de Etanol”, para estimular o aumento do uso do biocombustível em carros flex no País, que em 2023 consumiram 35 bilhões de litros de álcool combustível produzido a partir da cana-de-açúcar e do milho – quase chegou ao recorde de 2019, de 36 bilhões de litros. A entidade pretende derrubar mitos e disseminar informações que ainda não são de conhecimento de boa parte da população. A começar pelo fato de que é possível abastecer um carro flex só com etanol, e que esta escolha, além de ser barata, reduz em 90% a emissão de CO2 – segundo medições auditadas do poço à roda – na comparação coma gasolina brasileira, que tem 27% de etanol anidro em sua composição. Para a campanha a Unica desenvolveu vídeos, peças para rádio e TV e um hotsite. Foi contratado como garoto-propaganda o humorista Rafael Portugal e outros influenciadores para espalhar as informações pelas redes sociais. A Mercedes-Benz incluiu no portfólio do Sprinter Truck 417 a opção de implementação com baú fabricado a partir de material reciclável de garrafas PET, produzido pela Nolly Implementos Rodoviários. Segundo a empresa a novidade sustentável garante maior capacidade de carga líquida, uma vez que o equipamento é 300 kg mais leve do que baú feito de alumínio. O implemento custa R$ 49,9 mil ou R$ 58,5 mil, dependendo da configuração. A Eletra desenvolveu o e-Trol, um trólebus equipado com baterias que pode rodar fora da rede aérea de fios, o que garante ampla autonomia de até 300 quilômetros, com as recargas de oportunidade nos momentos em que o ônibus elétrico circula em contato com os fio. As alavancas coletoras de energia são pneumáticas e automáticas e dispensam a manipulação pelo lado externo, o que reduz o risco de desprendimento. Serão dois modelos, um articulado de 21m50 e outro de 12m80, que seguiram em janeiro para homologação na SPTrans. Para 2024 a empresa planeja também lançar versões do e-Trol com piso alto para os ônibus de 15m e de 12m10. Todos os modelos são produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Divulgação/Unica Divulgação/Eletra Divulgação/MB

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