408-2024-03

28 Março 2024 | AutoData MERCADO » CAMINHÕES rização tornou-se predominante somente a partir do segundo semestre: “Finalizamos o mês de dezembro com cerca de 90% dos emplacamentos de caminhões Euro 6”. Superado o período de maior dificuldade da transição e aceitação da tecnologia Ferrarez externa confiança: “O caminho está aberto para uma nova era no mercado de caminhões. Setores potenciais sinalizam um bom ano para a venda de caminhões, como o agronegócio, a mineração, varejo e a construção civil, com as obras do PAC e do Minha Casa Minha Vida”. O grande desafio da economia, na análise do executivo da Mercedes-Benz, segue sendo a velocidade da queda de juros: “A redução mais acentuada é necessária para recuperar a capacidade de crédito das empresas e das famílias. Enquanto isso temos feito a lição de casa e estamos preparados para gerar novas soluções que os clientes nos pedem”. A Mercedes-Benz diminuiu seus emplacamentos em 23,4% em 2023 sobre 2022 e a participação de mercado caiu de 27,5% para 25,2%. No entanto manteve a segunda posição no ranking dos maiores vendedores de caminhões do País, inclusive no primeiro bimestre deste ano, com 3,8 mil unidades, volume 32,4% abaixo dos dois meses iniciais de 2023. Diretor de marketing da Iveco América Latina Marcus Souza não revela a participação de caminhões Euro 5 nas vendas de 2023, mas ressaltou que o market share da empresa, de 9%, foi mantido em 2023, com o emplacamento de 9,4 mil veículos. Na realidade, embora as vendas anuais tenham recuado 12,1%, a fatia de mercado da Iveco avançou de 8,6% para 9% e a quinta colocação foi mantida. No primeiro bimestre a fabricante comercializou 1 mil caminhões e sua participação caiu a 6,1%, o que a levou à sexta posição no ranking. Na avaliação de Souza, no entanto, as perspectivas são positivas, pois passados os primeiros dois meses deste ano é possível notar que o segmento está em processo de retomada da normalidade de mercado: “Contamos com a previsão de taxa de juros em queda, favorecendo o aumento da disponibilidade de crédito, pois o maior apetite dos bancos na concessão de financiamentos ditará o tamanho do mercado em 2024. Além disto, com o melhor assentamento dos preços dos novos caminhões no mercado, a tendência se mostra mais positiva do que o ano passado”. A expectativa é a de que a produção da Iveco aumente em 35% neste 2024, com dois turnos na linha de caminhões médios e pesados. Quanto às vendas Souza relata que a equipe tem desempenhado papel fundamental ao reforçar o contato com clientes: “Este é o ano de consolidação da nossa linha Euro 6 no mercado. Estamos cada vez mais próximos deles para entender suas necessidades, estamos ampliando também a experimentação dos nossos produtos para que o portfólio se torne mais conhecido”. O diretor de marketing citou como exemplo o programa Eco Driver desenvolvido pela Iveco Academy, área criada para o desenvolvimento dos profissionais da rede de atendimento da marca na América Latina, que realiza treinamento e demonstra a condução econômica para os clientes que, segundo ele, chegam a obter redução do consumo de combustível de até 18% por quilômetro rodado. Divulgação/DAF

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=