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6 LENTES Março 2024 | AutoData ADEUS A CHICO NÉLSON, PIONEIRO É triste a notícia do falecimento de Francisco Nélson Satkunas, vice-presidente da Anfavea como representante da HPE e que por pouco mais de quarenta anos trabalhou na General Motors ao lado de André Beer: foram amigos desde o seu primeiro dia de companhia. André confiava plenamente no amigo Chico e só lhe dava missões complicadas, em áreas de circunstâncias confusas, sempre confiante em seu bom senso e em suas virtudes solucionáticas. Chico reclamava muito das pedreiras que enfrentou mas dizia que, de qualquer maneira, pedreiras faziam sentido e não praias no Hawai. Tinha 78 anos e morreu no fim da noite da terça-feira, 12, em São Paulo. É triste não apenas porque lá se vai mais um dos pioneiros do setor de veículos no País mas porque, principalmente, nos fica, agora, apenas a lembrança do bom amigo. Na verdade ele sempre foi um muito bom amigo de AutoData. Sat foi daqueles que consultei a respeito da ideia de uma newsletter de nome AutoData meses antes do lançamento – e ele nunca nos deixou sozinhos. ADEUS A CHICO NÉLSON, PIONEIRO 2 Conhecemo-nos nos primeiros anos dos 80 quando ele era o responsável pelo Consórcio Chevrolet e eu trabalhava na revista Quatro Rodas. Ficamos logo amigos por termos a mesma opinião sobre a culinária e a mesa cheia de copos e de garrafas dos lituanos e dos italianos e de seus descendentes. Falávamos pouco de política e muito a respeito de suas experiências na indústria de veículos, das pessoas, dos amigos e dos nem tão amigos. Ninguém, como ele, sabia apreciar o motorzinho de uma Monareta. Satkunas integrou o conselho de Plascar por quase dez anos, integrou comissões internas da Anfavea e foi um dos fundadores da SAE Brasil. Era engenheiro mecânico formado pela FEI e pós-graduado pela FGV e também trabalhou na Opel. NÚMEROS E ÍNDICES Dados estatísticos refletem as particularidades de um país, principalmente quando não são permeáveis às vontades dos governantes – como aqueles gerados pelo IBGE que, ao que consigo relembrar, nunca foram seriamente acusados de manuseio. Pois o IBGE foi atrás e recenseou: cá nestas terras de pindorama para 49 milhões de brasileiros, que representam 24% do total, o poder público não oferece tratamento de esgotos. Número e índice poderiam refletir os de um jovem país em crescimento mas... vejam o que eles escondem: uma especialíssima distribuição étnica que, como destacou nota do IBGE, “expõe a desigualdade social brasileira”: pretos e pardos, ou 55% de nossa população total, são 68,6% dos não beneficiados com tratamento de esgotos. Já no meio dos brancos, 43,5% da população total, 29,5% se juntam àqueles que não dispõem deste serviço de maneira adequada. O IBGE também mensurou aqueles que não têm acesso à água potável: são 72% do total dos pretos e pardos e 24% do total dos brancos. NÚMEROS E ÍNDICES 2 E o que é que a indústria de veículos tem a ver com isto? Se o bem-estar social fosse admitido pela indústria como uma de suas áreas de interesse estratégico – no sentido de Von Clausewitz, é claro, e não do corrente marketing nativo – quantos novos consumidores obteria ao longo dos anos com pequenos expedientes de ordem pública como esgoto e água encanada? Por Vicente Alessi, filho Sugestões, críticas, comentários, ofensas e assemelhados para esta coluna podem ser dirigidos para o e-mail vi@autodata.com.br Arquivo

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