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77 AutoData | Março 2024 Cosseau (esq.) e Andrade Filho celebram novo acordo da Hyunday com a Caoa O aporte da Hyundai, segundo informou em nota o Palácio do Planalto, será concentrado no desenvolvimento de carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. Ainda conforme divulgou a assessoria da Presidência da República Chung disse que os planos da companhia coreana convergem com o programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação, anunciado pelo governo no fim do ano passado. Mesmo sem saber exatamente no que os recursos serão aplicados Lula comemorou: “O País estável e com futuro recebe mais investimentos. É mais uma grande empresa crescendo em nosso País”. A Hyundai emprega cerca de 6,5 mil pessoas no Brasil e já investiu mais de US$ 2,5 bilhões na fábrica de Piracicaba, SP, inaugurada em 2012, que hoje produz no topo de sua capacidade de 200 mil unidades/ano apenas três modelos: o hatch HB20, o sedã HB20S e o SUV Creta. NOVO ACORDO COM A CAOA Somente nas duas semanas seguintes a Hyundai começou a informar suas intenções, a começar pela celebração de um novo acordo com o Grupo Caoa, que desde 1999 detinha contrato de exclusividade de importações de carros da marca e também monta sob licença, desde 2007, veículos da coreana em sua fábrica de Anápolis, GO. Pelo novo acordo a Hyundai assume suas importações e pagará uma comissão à Caoa por carro vendido. Assim a rede de concessionárias, que desde 2012 era dividida em produtos importados ou montados em Anápolis e os nacionais produzidos em Piracicaba, será unificada em 250 revendas que terão todo o portfólio da marca à disposição. O Grupo Caoa segue sendo o principal distribuidor, com 46 pontos que respondem pelo maior volume de vendas da Hyundai no País. Na prática a Hyundai assumiu toda a operação de sua marca no mercado brasileiro, incluindo o pós-vendas, e também ganhou a possibilidade de produzir novos modelos. Pelo acordo o parceiro brasileiro fabricará novos modelos da coreana em Anápolis. Divulgação/Hyundai A nova parceria deve colocar fim aos desentendimentos das duas empresas. Recentemente Hyundai e Caoa disputaram em uma corte arbitral da Alemanha a representação da marca no País, com a empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade sendo a vitoriosa, com contrato de exclusividade de importações mantido até 2032. Ao assumir suas próprias importações a Hyundai já montou planos para trazer mais modelos ao País. Até o fim do ano serão lançados dois SUVs, o Palisade e o elétrico Ioniq 5. Mais dois SUVs, o novo Kona em versões híbrida e elétrica, e o novo Santa Fe, também estão na mira, mas ainda sem data confirmada de chegada. NOVOS MODELOS NACIONAIS Dois novos modelos Hyundai já estão programados para entrar nas linhas de montagem da Caoa em Anápolis, a partir de 2025, juntando-se ao minicaminhão HR e ao SUV Tucson. Mas desta vez os dois carros foram escolhidos pela própria Hyundai, que agora assume toda a operação brasileira. Contratar a produção da Caoa foi a alternativa encontrada pela Hyundai para

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