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55 AutoData | Abril 2024 Ônibus sendo recarregado em La Rolita: todas as vagas na garagem têm cabos de recarga das baterias. como meio de eliminar emissões de seus veículos: a empresa já colocou para circular pela cidade em torno de 1,5 mil ônibus elétricos, parte de uma renovação iniciada em 2022 e que seguirá pelos próximos anos, em futuras licitações para as quais as fabricantes de ônibus estão com os olhos atentos. No topo da ladeira a cena segue lembrando as periferias brasileiras: casas sem reboco, igrejas evangélicas e comércios simples. Ali também foi instalada a garagem da operadora La Rolita, onde 183 ônibus 100% elétricos com chassi BYD e carroceria Busscar passam a noite sendo recarregados. Todos ao mesmo tempo. Ali a Enel, operadora de energia elétrica de Bogotá, faz o que a Enel da cidade de São Paulo diz não ser possível fazer. A garagem da La Rolita derruba um dos mitos que surgiu diante do processo de renovação de frota de ônibus da Capital paulista, cuja Prefeitura, ainda em 2022, proibiu a compra de novos modelos diesel e anunciou a intenção de adquirir 2,5 mil veículos elétricos até o fim de 2024: o de que não é possível gerar e distribuir a eletricidade necessária para recarregar tantos veículos ao mesmo tempo em áreas longe das regiões centrais. Pois em Bogotá a Enel faz exatamente isto. É preciso, porém, planejar e investir. Foi o que fez a VG Mobilty, empresa de mobilidade urbana que adquiriu os ônibus elétricos, montou a infraestrutura e concedeu a operação para a La Rolita, empresa da qual a Transmilenium detém participação. O modelo complexo de negócio tornou viável a ampliação do alcance do transporte público aos habitantes de Bogotá, pois parte da circulação dos novos ônibus elétricos é feita em bairros onde a Transmilenium ainda não chegava. OPERAÇÃO EFICIENTE Os ônibus começam a chegar à garagem às 21h. Das 23h até às 3h todas as estações de recarga de La Rolita estão ocupadas por um ônibus, que pode levar até sete horas para ter 100% das baterias recarregadas. Caso esteja sozinho no sistema a operação leva só uma hora e meia. A garagem foi projetada para a operação 100% elétrica. Todas as 183 vagas de ônibus dispõem de cabos elétricos para serem conectados aos ônibus que ali dormem. Os cabos estão integrados a um carregador que, por sua vez, recebe a energia de um supercarregador, com 8,4 mW de potência. São 21 supercarregadores e 93 dispensadores, alimentados por uma subestação de 34,5 kW dedicada integralmente à recarga dos ônibus, independente da rede elétrica usada pela garagem para iluminação e outros processos. Foi assim que La Rolita se estruturou para garantir que todos os ônibus estejam carregados todos os dias pela manhã, quando saem para cumprir seus trajetos na Transmilenium. Com chassi BYD importado da China e carroceria Busscar produzida localmente, na cidade de Pereira, os ônibus têm autonomia de até 280 quilômetros e chegam à garagem com cerca de 30% da bateria após um dia de operação. Toda essa estrutura foi colocada de pé em dezoito meses. Os primeiros ônibus elétricos começaram a circular em setembro de 2022 e, desde então, a operação segue sem imprevistos. Além da energia vinda de Bogotá existe uma estrutura reserva, ligada a Soacha, de quem La Rolita

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