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67 AutoData | Abril 2024 seus 272 cv e 400 Nm de torque máximo, faz do Compass o SUV médio nacional mais rápido do Brasil, chegando a 228 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, segundo medições da fabricante. Assim a Jeep está aderindo a uma tendência do mercado nacional que é agregar mais esportividade aos SUVs com o uso de motores mais potentes. Além do Compass e do Commander, ambos já escalados para ter versões com o motor Hurricane, a Fiat – também do Grupo Stellantis – já coloca sua marca esportiva Abarth no Pulse e no Fastback com seu motor 1.3 turboflex de 180 cv, enquanto a Volkswagen prepara para este ano opções do Nivus e de outros modelos com a preparação esportiva GTS, que usa o motor TSI 1.4 turboflex de 150 cv. A propósito a linha Commander 2025, assim como a do Compass, também recebeu algumas novidades, mas que só serão divulgadas após 18 de abril – e publicadas na Agência AutoData. DESEMPENHO VITAMINADO Rodando pelas estradas tranquilas da região de Punta del Este, no Uruguai, impressionou a capacidade do Compass em retomadas, condição que o torna mais eficiente nas ultrapassagens. E, também, a velocidade que é capaz de atingir. O consumo, no percurso de pouco mais de 70 quilômetros, ficou em 8,6 km/l no computador de bordo, utilizando a gasolina pura de 95 octanas vendida no país vizinho. Trata-se de desempenho razoável para um veículo com 1,7 mil kg. Mas utilizando a gasolina misturada com 27% de etanol no Brasil pode ser que o computador de bordo apresente média um pouco menor. Para efeito de comparação durante avaliação com a picape Rampage no Brasil, que pesa 1,9 mil kg e usa o mesmo Hurricane 2.0, a reportagem observou média de 7,1 km/l. No caso do Compass vale ressaltar que SUVs não foram feitos para desempenhos esportivos, mesmo com o trabalho feito pela engenharia para segurar a rolagem da carroceria por meio da utilização de molas e amortecedores mais eficientes, bem como a adoção de novos pneu mais resistentes e rodas de 19 polegadas. Porém esportividade é o que o consumidor quer e tem demonstrado em pesquisas. Por isso a Jeep trabalhou bem para equilibrar no Compass o compromisso com segurança, conforto e desempenho, digamos, mais vitaminado. “Estamos aproveitando uma queda natural da procura pelas motorizações a diesel, oferecendo novas opções mais esportivas com um motor a gasolina. É uma decisão baseada nas necessidades do mercado, que já tomamos há algum tempo”, disse Hugo Domingues, vice-presidente da Stellantis responsável pela Jeep na América do Sul. POUCAS MUDANÇAS VISÍVEIS Dessa forma a linha 2025 do Compass muda um pouco. Deixa de ser ofertada a versão topo de linha Trailhawk, cujos destaques eram o motor diesel 2.0 de 170 cv e a suspensão elevada, para a introdução de uma nova opção, a Blackhawk, com o motor Hurricane e quase todos os itens de segurança ativa e passiva e de conforto que já tinham sido embarcados na Trailhawk. No total o Compass 2025 tem agora sete versões, sendo duas com o motor Hurricane: a Blackhawk e a Overland, ambas com tração 4x4. Sobrou apenas

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