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71 AutoData | Abril 2024 Força do vento já produziu 1 milhão de carros Honda no Brasil A Kombi mais potente da história Eletra e Caio produzem ônibus escolar elétrico Divulgação/VW Divulgação/Eletra Divulgação/Honda A energia gerada pelo vento que movimenta os dez aerogeradores instalados pela Honda Energy em Xangri-la, RS, em menos de dez anos foi suficiente para produzir 1 milhão de automóveis nas fábricas de Itirapina e Sumaré, SP, as únicas do grupo japonês no mundo totalmente abastecidas com energia limpa e renovável. O marco foi alcançado em março. No total a companhia investiu R$ 130 milhões no projeto. Além das duas fábricas os 31,7 MW gerados pelo parque eólico abastecem o escritório da companhia em São Paulo. A operação foi desenvolvida para atender a capacidade máxima de produção de automóveis, que é de 120 mil unidades/ano em Itirapina, mas como nos últimos anos a unidade trabalhou com ociosidade na faixa dos 50%, há sobra em torno de 20% da energia gerada no Sul do País, que é comercializada no mercado livre. A Volkswagen ampliou a linha da Kombi elétrica com o ID. Buzz GTX, utilitário com dois motores elétricos, um em cada eixo, tração integral e 340 cv. É, segundo a fabricante, a mais potente Kombi já lançada na história do modelo, iniciada em 1957. A nova versão traz outras novidades além da maior potência, como duas opções de configurações de entre-eixos, uma normal e outra alongada, e a nova bateria de 79 kWh ou de 86 kWh para a opção alongada. O visual também foi recebeu alterações, com uma pegada mais esportiva, graças a alguns itens como para-choque frontal, grade com entrada de ar preta e novas rodas aro 19” pretas. O lançamento oficial do ID. Buzz GTX está programado para o segundo semestre deste ano, começando pela Europa, e a pré-venda será aberta em junho. A Eletra desenvolveu dois modelos de chassis para ônibus escolares 100% elétricos encarroçados pela Caio. São os primeiros veículos do tipo lançados no Brasil. Um deles utiliza chassi da Volkswagen Caminhões e Ônibus de 9m60 de comprimento e carroceria Foz Super da Caio, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante. Em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP, a Eletra incorpora aos ônibus motores e baterias fornecidos pela WEG. A autonomia varia de 120 a 140 quilômetros, com recarga regenerativa e ar-condicionado. O segundo chassi, de 11m30 com carroceria para 52 passageiros, é da Mercedes-Benz e recebe os mesmos componentes de propulsão elétrica, com autonomia um pouco mais baixa, de 110 a 120 quilômetros.

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