27 AutoData | Setembro 2024 bém temos quatro montadoras desenvolvendo projetos de logística reversa conosco, muito focadas em desmontagem de veículos de teste, carros que nunca saíram da fábrica. Elas querem usar o centro de desmontagem da nossa base como fonte de peças para remanufatura”. Há ainda mais um projeto para intermediar as transações de montadoras com centros de reciclagem para atender as exigências de reciclabilidade do Mover, para que obtenham os certificados de desmontagem. O programa do governo é uma grande oportunidade, destaca Rufino. Sua startup já passou por duas rodadas e meia de investimentos: “Temos cerca de R$ 10 milhões captados e mais de 2,5 mil veículos que já passaram pela nossa plataforma. Hoje são aproximadamente setecentas empresas que se relacionaram conosco, como frotistas, montadoras e centros de desmontagem. Estamos batendo mais de 1 mil toneladas de redução de CO2”. POSSIBILIDADES DO MOVER Segundo o empresário o nascimento do certificado de desmontagem do Mover é baseado na experiência da Medida Próvisória 1 175 instituída pelo governo federal em 2023, que patrocinou descontos na compra de caminhões e ônibus novos mediante a entrega de veículos velhos para reciclagem. “A regulamentação impulsionará o mercado de desmontagem em quinze anos. O Mover joga um holofote sobre este negócio e promoverá atração de investimentos para novas empresas que acelerarão este movimento. O mercado e o meio ambiente ganham muito com isso, assim como a segurança pública.” Renova, da Porto Serviço: peças recicladas e certificadas de 40% a 60% mais baratas. Ariane Mayer, da Energy Source: processo de reparo e reutilização de baterias de carros elétricos. Divulgação/Porto Divulgação/Energy Source
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