32 Setembro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » ECONOMIA CIRCULAR SISTEMISTAS VWCO: R$ 2 milhões de economia em transporte e produção de novas embalagens. A Volkswagen Caminhões e Ônibus adotou um processo para reutilização de embalagens das peças que abastecem sua linha de produção em Resende, RJ. O programa gerou economia de cerca de R$ 2 milhões por ano em transporte e produção dos recipientes, além de evitar emissão de CO2. A otimização de peças no transporte e a aplicação de armazenagem externa próxima à VWCO também faz parte das ações para reduzir movimentações, etiquetas e aumentar a capacidade de armazenamento. Cummins: 580 toneladas por ano de materiais trazidos de volta à fábrica. O portfólio de produtos remanufaturados ReCon da Cummins Brasil, com mais de trinta anos de tradição, inclui motores, cabeçotes, injetores, módulos eletrônicos e bombas de combustível. A remanufatura contribui para a redução de 85% no uso de energia elétrica em comparação à produção de um item novo, empregando tecnologias que garantem um elevado reaproveitamento de materiais. No Brasil, anualmente, cerca de 580 toneladas de materiais são trazidas de volta para a fábrica. Em 2024 a Cummins Brasil registrou um aumento de 40% nas vendas de motores ReCon em comparação com 2023, em função de ações comerciais associadas à ampliação da capacidade produtiva. No processo de produção as peças ReCon são desmontadas, limpas, inspecionadas e têm partes recuperadas ou substituídas. A remanufatura tem especificações rigorosas, como a ausência de soldas. Os produtos seguem os mesmos padrões Bosch: coleta de 90 toneladas de sucata. A Bosch desenvolveu no Brasil um programa de economia circular chamado ReCoVery, criado em 2021 como uma startup e dedicado a oficinas. O programa recolhe sucatas e garante que os resíduos coletados pelos parceiros logísticos sejam posteriormente reinseridos na cadeia produtiva ou encaminhados para descarte ambientalmente correto. Atualmente o Projeto Recovery promove um programa piloto na região metropolitana de São Paulo, com 65 oficinas, que já coletou 90 toneladas de sucata, o que a Bosch calcula corresponder a cerca de 160 toneladas de CO2.O objetivo agora é expandir o Recovery para o Estado de São Paulo e posteriormente para outras regiões do País e não só na rede Bosch Car Services mas, também, em oficinas independentes. A empresa cita algumas barreiras que impedem a expansão do programa, como oficinas que têm vínculos com sucateiros que, sem controle, podem recolocar peças no mercado de forma ilegal, com riscos de segurança pelo uso de dispositivos usados que não passaram por remanufatura ou checagem de qualidade. Há também um desafio com a cadeia logística, pois é difícil achar um operador para fazer o trabalho de coleta. Divulgação/VWCO Divulgação/Cummins
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